APAE Feira realiza caminhada pelos direitos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Caminhada faz parte de programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou a caminhada em prol Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na manhã desta terça-feira (22). Reunindo profissionais, portadores e apoiadores da causa, a caminhada se inicou na Praça Fróes da Motta.
Ao De Olho na Cidade, o supervisor do projeto, Claudio Rios, explicou que o objetivo da caminha é chamar atenção da sociedade para as necessidades das pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltiplia.
“É muito importante que as autoridades, a sociedade civil como um todo, a classe empresarial, estejam se engajando e se mobilizando em prol da causa, que é realmente uma causa muito nobre, por conta da maioria das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que são o público assistido pela APAE de Feira, cerca de 20% delas estarem em condições de vulnerabilidade social”, salientou o supervisor.
A caminhada é apenas um dos eventos previstos na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla . Sob o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, a campanha deste ano visa mostrar à população como a Era da Informação é capaz de ampliar horizontes e perspectivas, fomentando a construção de ambientes inclusivos.
A mamãe Ana Cleide se juntou a passeata com seu filho Arthur Coelho, portador de necessidades especiais, para destacar a necessidade de valorização dos direitos essenciais.
“Nós vamos mostrar para a sociedade que nós existimos, que nós estamos aqui. Por mais que muitas vezes tenha essa passeata todos os anos,a sociedade muitas vezes faz de tudo para não nos enxergar. Mas nós estamos aqui, viu sociedade? Nós estamos aqui, nós existimos, nossos filhos especiais estão lutando pelos nossos direitos e estamos vivos, viu? Lutando e cada dia mais conseguindo os direitos deles”, destacou a participante.
A passeata seguiu pelo Calçadão da Sales Barbosa, indo até a Praça Bernardino Bahia (Praça do LambeLambe), onde ocorreram diversas apresentações artísticas dos alunos da Cia de Artes, além de exposições de trabalhos e atividades da APAE. A programação continua ao longo da semana.
*com informações do repórter Robson Nascimento