Brasil

Anvisa suspende interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint e mantém alerta sanitário

A decisão permite a continuidade das vendas do produto, enquanto a agência monitora reações adversas e orienta os consumidores a reportarem qualquer sintoma

30/03/2025 18h14
Anvisa suspende interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint e mantém alerta sanitário
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que suspendeu a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após a marca ter interposto recurso, permitindo que o produto continue a ser comercializado. Contudo, a Anvisa emitiu um alerta sanitário e pediu que os consumidores notifiquem a agência em caso de reações adversas.

A interdição havia sido determinada na quinta-feira (27), após a Anvisa ter recebido oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso do produto, incluindo relatos de inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral. Um dos casos ocorreu com uma consumidora de Santos, no litoral de São Paulo: Denise Correia Santiago relatou ter sentido o produto de forma intensa logo no primeiro uso, mas somente após cinco dias passou a notar sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.

No mesmo dia, a Colgate entrou com um recurso para suspender a interdição, que foi aceito pela Anvisa, e o processo seguirá os trâmites administrativos da agência.

A suspensão anterior impedia que o produto fosse comercializado e obrigava o recolhimento dos lotes, enquanto a nova determinação permite sua comercialização enquanto o processo administrativo é conduzido.

Apesar da suspensão, a Anvisa afirmou que continuará monitorando os casos de reações adversas e mantém o alerta sanitário. “A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde”, declarou a agência, em nota.

A Colgate confirmou que algumas pessoas podem apresentar “sensibilidade a certos ingredientes” presentes na fórmula da pasta de dente Colgate Clean Mint, que é uma versão atualizada da Colgate Total 12. Segundo a marca, indivíduos sensíveis a compostos como fluoreto de estanho, corantes ou sabores podem apresentar reações adversas. (Leia a nota na íntegra abaixo)

Veja a nota da Colgate na íntegra:

A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas as medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.

Veja a nota da Anvisa na íntegra:

“A Anvisa publicou um alerta referente à possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de creme dental e da importância da notificação pelo sistema e-Notivisa.

A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associada a reações indesejáveis em alguns usuários.

A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde.

Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.”

Nesta quinta-feira (28), a Anvisa determinou a interdição de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint como medida de fiscalização para reduzir os riscos relacionados à exposição ao produto. Entretanto, essa interdição foi suspensa em razão do recurso interposto pela empresa, estando o processo agora sujeito aos trâmites administrativos da agência.

O alerta sanitário permanece em vigor e tem a função de orientar consumidores e profissionais de saúde acerca dos sinais de risco associados ao uso de produtos contendo fluoreto de estanho na sua formulação.

Comentários

Leia também

Brasil
Dom Itamar Vian visita familiares atingidos por enchentes no RS e emociona-se ao reencontrar terra natal

Dom Itamar Vian visita familiares atingidos por enchentes no RS e emociona-se ao reencontrar terra natal

Dom Itamar aproveitou o reencontro para agradecer a Deus pela vida e pela superação diante...
Brasil
Conta de luz terá bandeira amarela em maio e ficará mais cara, anuncia Aneel

Conta de luz terá bandeira amarela em maio e ficará mais cara, anuncia Aneel

Com mudança, consumidores passarão a pagar um valor extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora...
Brasil
Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Constituição prevê a perda do mandato de quem faltar a mais de 1/3 das sessões, salvo...