Bahia

ANTT abre audiência pública para nova concessão da BR-116/324

Trecho, que compõe a atual concessão da Via Bahia, terá o contrato encerrado em 15 de maio deste ano

08/04/2025 16h36
ANTT abre audiência pública para nova concessão da BR-116/324
Foto: ViaBahia/assessoria

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou na segunda-feira (7) a abertura de audiência pública para discutir a nova concessão da BR-116/324, na Bahia. O trecho, que compõe a atual concessão da Via Bahia, terá o contrato encerrado em 15 de maio deste ano.

A proposta prevê a modernização de 663 km de rodovias, que ligam Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e outras cidades do estado. Considerado estratégico para a ligação entre o Nordeste e o Sudeste, o corredor é vital para o escoamento da produção regional e o transporte diário de passageiros e cargas.

Entre as obras previstas estão a duplicação de 355 km da BR-116, a implantação de mais de 237 km de faixas adicionais, construção de vias marginais e 50 novas passarelas, além da cobertura obrigatória de telefonia móvel em todo o trecho.

A proposta foi elaborada a partir de estudos técnicos da Infra S.A., aprovados pelo Ministério dos Transportes. A audiência pública será realizada em maio, com sessões presenciais em Salvador (5/5), Feira de Santana (6/5), Vitória da Conquista (8/5) e Brasília (16/5, de forma híbrida).

O modelo de concessão prevê indicadores de desempenho para garantir a manutenção e a segurança da via, com pedágios eletrônicos, redução de acidentes e melhorias ambientais, como passagens de fauna e ordenamento viário nas áreas urbanas.

Segundo a ANTT, a participação da sociedade será essencial para adequar o projeto às necessidades dos usuários. “Estamos avançando para solucionar um problema que impacta diariamente milhares de pessoas”, afirmou o diretor Lucas Asfor, relator do processo.

Comentários

Leia também

Bahia
Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Fiéis e simpatizantes celebraram o Dia dos Evangélicos com shows e momentos de adoração....
Bahia
Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Os municípios presentes se comprometeram a avançar na implementação que cria a Lei...
Bahia
Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Ao todo, o VLT de Salvador e Região Metropolitana contará com 42 estações distribuídas...