Antônio Cardoso realiza mutirão oftalmológico e amplia ações de saúde no município
As ações têm sido viabilizadas através de parcerias que garantem exames e procedimentos de forma gratuita à população.
Mais de 600 pessoas do município de Antônio Cardoso foram contempladas com triagem oftalmológica realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação coordenada pela secretária Jamile Paulino e com o apoio direto do prefeito Jocivaldo do Anjos. Os atendimentos fazem parte de um mutirão que tem como objetivo reduzir a fila de espera por exames e procedimentos na área da visão e oferecer atendimento gratuito à população.
“Semana passada foi realizada uma triagem pela Secretaria de Saúde, capitaneada pela secretária Jamile e sua equipe. Foram mobilizadas pessoas de todo o município para verificar quem apresentava problemas no campo da visão. Agora, todos os selecionados vão realizar os exames e procedimentos necessários”, explicou o prefeito Jocivaldo.
Segundo ele, o cuidado com a saúde oftalmológica é uma das prioridades da gestão, especialmente diante de casos registrados na cidade envolvendo doenças como glaucoma e catarata.
“Temos casos de pessoas que ficaram cegas por falta de tratamento. Então, nossa preocupação é cuidar da saúde do nosso povo antes que os problemas se agravem”, disse.
O prefeito também destacou a importância de um olhar preventivo sobre doenças silenciosas que afetam a visão, como o diabetes.
“O diabetes é a doença que mais acomete a população de Antônio Cardoso. Nosso trabalho é, primeiro, na saúde preventiva. Mas também estamos atuando no cuidado com quem já enfrenta esses problemas. O objetivo é evitar que mais pessoas percam a visão por falta de tratamento”, completou.
As ações têm sido viabilizadas através de parcerias que garantem exames e procedimentos de forma gratuita à população. De acordo com o prefeito, além de ampliar o acesso, isso evita que as pessoas precisem se deslocar e gastar dinheiro com atendimentos particulares.
“Temos feito um esforço muito grande para diminuir a fila de regulação. Zerar completamente é difícil, porque sempre surgem novos casos, mas já conseguimos reduzir bastante as solicitações de exames em várias áreas da saúde”, afirmou Jocivaldo.
A secretária de Saúde, Jamile Paulino, também destacou a importância das iniciativas. “Temos trabalhado com muito esforço junto ao prefeito Jocivaldo para levar a melhor saúde para o nosso povo. Essas ações fazem uma grande diferença na vida das pessoas e ajudam a diminuir a demanda por exames no município”, ressaltou.
Além dos exames oftalmológicos, o município também realiza, neste sábado, o “Dia D da Vacinação”, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado integral à saúde da população.
*Com informações do repórter André Silva