Bahia

Antônio Cardoso celebra 63 anos de emancipação com festa popular e show de Edson Gomes

Com fé, festa, cultura e políticas públicas, Antônio Cardoso faz de seus 63 anos uma celebração da vida, da liberdade e do pertencimento.

18/04/2025 07h01
Antônio Cardoso celebra 63 anos de emancipação com festa popular e show de Edson Gomes

O município de Antônio Cardoso, no Portal do Sertão, celebra nesta sexta-feira (18) seus 63 anos de emancipação política e administrativa com uma programação que se estende por todo o mês de abril e terá como ápice o show inédito do cantor Edson Gomes, no domingo de Páscoa (20). A apresentação do maior nome do reggae brasileiro marca o início simbólico da nova gestão liderada pelo prefeito Jocivaldo dos Anjos (PT), que assumiu o comando da cidade com a proposta de valorização da cultura, da ancestralidade e da dignidade do povo cardosense.

Criado em 1962, a partir do desmembramento do território de São Gonçalo dos Campos, o município homenageia em seu nome um líder político local e carrega uma história marcada pela presença jesuíta ainda no final do século XVII, quando foi erguida a capela de Nossa Senhora do Resgate. O território passou por várias mudanças de nomenclatura — de Umburanas a Uberlândia, depois Teriguatiba — até se tornar Antônio Cardoso.

“Essa não é apenas uma celebração de aniversário. É um manifesto de orgulho, de resistência e de pertencimento. Estamos celebrando nossa história, nossa gente e o futuro que estamos construindo juntos. Antônio Cardoso é um território de dignidade, e essa festa é para o povo, com a força do povo”, afirma o prefeito Jocivaldo.

Programação diversa para celebrar o povo cardosense

Com cerca de 12 mil habitantes, a maioria negra (55% preta e 95% negra), o município abriga comunidades quilombolas que mantêm vivas tradições centenárias. A identidade territorial da cidade é o eixo central da programação de aniversário, que se espalha por escolas, unidades de saúde, centros religiosos e praças comunitárias, tanto na sede quanto na zona rural.

O prefeito destaca a importância da diversidade cultural da programação e o ineditismo da atração principal.

“Vai ser algo inédito pra Antônio Cardoso. Edson Gomes é um cantor de reggae de renome internacional e vem pela primeira vez aqui pra atender a uma solicitação do nosso povo. Além dele, serão quatro atrações que vão abrilhantar o nosso dia 20 de abril”, afirmou.

Antes do show, haverá missa na Igreja Católica e uma sessão solene organizada pela Câmara de Vereadores.

“Apesar das dificuldades, temos que comemorar. Temos muita coisa a celebrar nesses primeiros 100 dias de governo. Conseguimos entregar ações que nunca havíamos conseguido antes. E vamos fechar com uma grande festa.”

A expectativa é de um grande público. “Segunda-feira é feriado, então acreditamos que vai lotar, com gente vindo de Pé de Serra, Santo Estêvão, Feira de Santana e toda a região. Esperamos que todos venham em paz, com alegria e afeto. Essa será uma festa com muita compreensão, e queremos continuar trazendo bandas desse nível para o nosso município.”

Campanha institucional reforça pertencimento

Sob o mote “O Meu Lugar”, a campanha institucional dos 63 anos convida a população a reconhecer e valorizar suas raízes. A identidade visual é representada por um baobá de raízes entrelaçadas — símbolo da ancestralidade africana e da resistência negra. A marca já está presente nas redes sociais da prefeitura e nos espaços públicos da cidade.

“O Meu Lugar não é apenas uma campanha, mas uma declaração de afeto e responsabilidade com o chão onde nascemos e construímos nossas vidas”, pontua Jocivaldo.

Serviços e cultura por todo o território

Desde o início do mês, ações educativas, culturais e de saúde têm mobilizado a cidade. Um caminhão de atendimento especializado oferece exames de imagem, ultrassonografias e raio-x, ampliando o acesso à saúde básica. Estudantes da Escola Olavo Lobo participaram de visitas educativas à comunidade quilombola de Subaé. Também foram realizados eventos como a Cavalgada do Resgate, corte do bolo, emissão do CAF Quilombola, missas e celebrações religiosas, além de manifestações populares como a queima de Judas em Queimadas e o Sábado de Aleluia em Tocos.

O prefeito ressalta que os artistas locais também têm espaço garantido na programação: “É uma determinação nossa dar espaço aos nossos talentos da terra. Teremos cantores do município brilhando no palco também. A festa vai até umas duas da manhã, já que o outro dia é feriado. Depois, cada um descansa e na terça é voltar ao batente.”

Projeção internacional sem perder as raízes

A atual gestão também já articula ações de cooperação internacional. Em maio, representantes da França visitarão o município para discutir parcerias nas áreas de educação, agroecologia e cultura. Há ainda tratativas com países africanos.

“Antônio Cardoso se conecta com o mundo sem perder suas raízes. Estamos projetando nosso território para um futuro mais justo, mais forte e mais nosso”, conclui o prefeito Jocivaldo.

Com fé, festa, cultura e políticas públicas, Antônio Cardoso faz de seus 63 anos uma celebração da vida, da liberdade e do pertencimento. “Um quilombo para todos” é o lema da gestão e a essência viva do povo cardosense.

Comentários

Leia também

Bahia
Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Segundo a prefeitura, o valor será destinado para infraestrutura e preservação ambiental ...
Bahia
Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Com o tema “Se vista de alegria e venha!”, a festa vai reunir artistas consagrados...
Bahia
Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Atividades fazem parte da Campanha Setembro Amarelo e acontecem em Feira de Santana e Salvador ...