Ansiedade patológica atinge cerca de 19 milhões de brasileiros, diz especialista
Cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade patológica, segundo o psicólogo e especialista João Aurélio, “ou você é ansioso, ou conhece alguém ansioso”. O excesso de preocupação sobre o futuro é um dos grandes causadores. Os pensamentos ansiosos podem ser destrutivos por atrapalharem o bem-estar e a felicidade diária. Quando o nível de […]
Cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade patológica, segundo o psicólogo e especialista João Aurélio, “ou você é ansioso, ou conhece alguém ansioso”. O excesso de preocupação sobre o futuro é um dos grandes causadores.
Os pensamentos ansiosos podem ser destrutivos por atrapalharem o bem-estar e a felicidade diária. Quando o nível de preocupação se excede e o sentimento de ansiedade se torna frequente, já se trata de uma patologia.
“Muitos desses pensamentos estão vinculados ao excesso de futuro, influenciando nosso presente.”, explica o psicólogo. Segundo ele, muitas dessas imagens mentais são fruto do imaginário, que levam o indivíduo a sofrer pelo que ele supõe que vai acontecer, o problema é que o corpo humano tem dificuldades de distinguir pensamentos reais e irreais.
Embora pensar seja uma ação intrínseca ao desenvolvimento humano, deve ser feito de uma maneira saudável. Prestar mais atenção nas nossas emoções é um dos cuidados que devem ser tomados para evitar colapsos.
Muitos sintomas podem ser detectados, alguns até se confundem com AVC, devido aos batimentos cardíacos acelerados. O estado avançado da ansiedade pode levar o individuo a sofrer falta de ar, dores no corpo, e tonturas.
Detectar sinais é o primeiro passo, mas o diagnóstico da doença só pode ser feito através de uma consulta clinica e tratamento psicoterapêutico.
“Esse sentimento de algo atrapalhado seu dia, de sofrimento demais, é o principal indicio de que você precisa de ajuda”.
O psicólogo João Aurélio atende pelo grupo Vivacce, e produz conteúdos sobre saúde mental no seu Instagram @joãoaurelio.psi