Animais também correm risco de desenvolver câncer, alerta veterinário
Tutores devem ficar atentos aos exames de rotina dos seus animais de estimação
O décimo mês do ano é marcado pelo “Outubro Rosa”, campanha de conscientização do câncer de mama e cuidado da saúde da mulher. A doença, entretanto, também pode atingir os animais e causar séries riscos de vida.
Ao De Olho na Cidade, o médico veterinário Lidomar Marton, explicou que o câncer é uma das doenças mais comuns de ocorrer em animais: “Tanto é que temos especialista para cada problema especifico; nefrologista, oftalmo, hepatologista, e todos os especialistas necessários”, disse
Segundo o profissional, a melhor atitude que os tutores podem fazer é prevenir e ficar alerta a possíveis sintomas da ciência.
“Fazer as consultas periódicas, levar seu pet para fazer os exames de rotina. A prevenção é o mais ideial e o mais seguro para todos nós”, pontuou.
O desafio da medicina veterinária é ter um olhar clinico bem desenvolvido para identificar as necessidades do animal, uma vez que os pets não possuem habilidades verbais. A partir do momento que a causa é identificada, o tratamento se inicia.
“Há uma frase que diz ‘ser médico veterinário é entender gestos de alegria e dor daqueles que não sabem falar'”, citou o especialista.