Bahia

Angelo Almeida comemora sucesso de etapa do Campeonato Baiano de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo

A ideia de levar o evento esportivo para o lago nasceu do mandato parlamentar e foi abraçada pelo Governo do Estado

30/05/2022 07h10
Angelo Almeida comemora sucesso de etapa do Campeonato Baiano de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo
Foto: Divulgação

“A capacidade de superarmos as adversidades da vida está diretamente vinculada a ideias, inovação e criatividade. Ao acreditarmos nas múltiplas potencialidades deste lago e no seu desenvolvimento sustentável demos o primeiro passo”. Com essas palavras, o deputado estadual Angelo Almeida (PSB) comemorou o sucesso da realização inédita da 5ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem no Lago Pedra do Cavalo, em Santo Estevão, neste domingo (29). 

A ideia de levar o evento esportivo para o lago nasceu do mandato parlamentar e foi abraçada pelo Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); Federação Baiana de Canoagem (Febac); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Prefeitura de Santo Estêvão; e Eco Resort Pedra Bonita. O resultado não poderia ter sido melhor. 

Em um dia de sol, sem qualquer contratempo, as águas tranquilas do Lago Pedra do Cavalo receberam 120 atletas de 6 municípios da Bahia, competindo na canoa e no caiaque, nas categorias: infantil, menor, cadete, júnior, sênior, master e paracanoagem, nos dois gêneros. 

Um dos campeões da etapa, Caio Luz, de 17 anos, que disputou a categoria júnior no caiaque, representando Itacaré, disse estar emocionado com tudo que viveu nessa experiência. “As acomodações no resort, organização no lago… Estou muito feliz por isso e por ser campeão nessa etapa. Agora é treinar para dar o meu melhor no Brasileiro”, projetou. 

Para Camila Lima, presidente da Febac, não há qualquer ressalva sobre a etapa do baiano em Santo Estevão. “Foi perfeito. Não há do que reclamar. Não só a Federação, como os atletas estão saindo daqui maravilhados”, afirmou. 

No mesmo ânimo, a vice-presidente da CBCa, Luciana Costa, diz que tudo parece um sonho. “A região do Lago estava realmente precisando ser explorada pela canoagem. Estamos radiantes com essa etapa. Acredito que será a primeira de muitas que virão para cá. Os atletas estão felizes com esse lugar maravilhoso, tempo propício, água calma e o Brasileiro nos espera, em agosto. Serão mais de 500 atletas de delegações de todo o Brasil que estarão nas águas de Pedra do Cavalo”, comemora. 

Vicente Neto, diretor da Sudesb destaca que “o mais importante é garantir a inclusão social e participação da juventude, e a iniciação esportiva é a base de tudo”. Segundo ele, o trabalho que vem sendo desenvolvido por Camila e Luciana agrega muito nesse sentido. Neto também parabenizou o deputado Angelo pela destinação de emenda parlamentar, que possibilitou a realização da 5ª etapa do campeonato. 

“Momento histórico”. Foi assim que o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa (PT), resumiu a realização do evento no município, acrescentando que todo o empenho é pela inclusão e formação plena do cidadão. “A medalha maior é essa: do cidadão consciente e responsável”, assinalou. 

Diante do resultado do evento, o deputado Angelo Almeida ressalta que a expectativa para o futuro do Lago é a melhor possível. “Iniciamos com sucesso uma nova etapa na história do Lago Pedra do Cavalo, que seguirá consolidando o turismo, esporte, entretenimento e fomentando novas oportunidades para geração de emprego e renda. O sucesso deste evento sinaliza para todos que é importante pensarmos fora das caixinhas”, frisa. 

Rumo ao Brasileiro 

O campeonato baiano tem mais 9 etapas que serão realizadas em outros municípios. No final, deve classificar 130 atletas para competir no Campeonato Brasileiro, que acontecerá de 26 a 29 de agosto também no Lago Pedra do Cavalo.

Comentários

Leia também

Bahia
SSP informa queda de quase 90% em roubos e ataques a bancos na Bahia

SSP informa queda de quase 90% em roubos e ataques a bancos na Bahia

Por meio de nota, a SSP atribui a redução a iniciativas para o enfrentamento da modalidade...
Bahia
Denunciados pelo MP por assassinato de Mãe Bernadete enfrentam júri popular

Denunciados pelo MP por assassinato de Mãe Bernadete enfrentam júri popular

Os acusados vão responder pelos crimes de homicídio qualificado, cometidos por motivo...
Bahia
Bahia registra segunda morte por febre oropouche

Bahia registra segunda morte por febre oropouche

Vítima era uma mulher de 21 anos que não tinha comorbidades, não era gestante e moradora...