Brasil

Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres

Nesta primeira fase a funcionalidade será ativada em sete municípios

16/01/2023 12h40
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Foto: Denniz Futalan/Pexels

Começa a ser aplicada a partir de hoje (16) a nova forma de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil. A nova forma vai permitir que as mensagens apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos. A medida atende determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem por objetivo “aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.”

Atualmente, as mensagens com os alertas de desastres são enviados pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma em região que esteja sob risco. As informações são encaminhadas por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel e vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular, necessitando ser aberta para visualização. Já a imagem necessita de ação do usuário para ser fechada.

Inicialmente serão feitos testes com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Anápolis (GO), Petrolina (PE), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). As pessoas interessadas em participar dos testes e receber as mensagens precisam se cadastrar no número 40199, informando o CEP da sua localidade.

“Nesta primeira fase, a funcionalidade será ativada, em exercício-piloto, em sete municípios e para os alertas encaminhados pelos órgãos competentes classificados como graves”, informou a Anatel.

Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de Alertas via SMS (telefonia móvel) tem, hoje, mais de 9 milhões de usuários cadastrados. A Anatel informou que em dezembro deste ano vai testar uma nova modalidade de envio de alertas que não precisará de cadastro prévio e que contará com um alarme sonoro que será ativado mesmo quando o celular estiver em modo silencioso.

“O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros”, informou a agência reguladora.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Brasil
Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Investigação aponta criação de entidades de fachada e uso de "laranjas" para desviar...
Brasil
Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

O líder do órgão afirmou que mais informações devem ser divulgadas na próxima semana ...
Brasil
INSS bloqueia novos descontos de empréstimos consignados após denúncias de fraudes

INSS bloqueia novos descontos de empréstimos consignados após denúncias de fraudes

Medida segue determinação do TCU e ocorre após operação da Polícia Federal revelar...