Amigos e familiares se despedem da professora Olga Guimarães em Feira de Santana
Filha de Palmira e Gastão Guimarães, ela atuou como professora da rede estadual por mais de três décadas.
A comunidade de Feira de Santana está de luto pela partida da professora Olga Noêmia Guimarães, mais conhecida como Niá Guimarães, falecida na madrugada desta quinta-feira (26) aos 98 anos.
Filha de Palmira e Gastão Guimarães, ela atuou como professora da rede estadual por mais de três décadas. Após a aposentadoria, dedicou-se integralmente às pastorais da Igreja Católica, em especial no Santuário Senhor dos Passos e no Lar Franciscano.
A irmã Rosa Aparecida, amiga de longa data, destacou a importância de Niá para a comunidade.
“Quando cheguei aqui, foi uma das pessoas que muito nos ajudou, que muito foi presente, assim, na minha vida, na vida do dispensário Santana, na vida das irmãs sacramentinas e uma amizade que tenho certeza que no céu ela vai continuar olhando pra gente.”
A amiga ressaltou a fé inabalável de Niá e seu legado de solidariedade: “Uma mulher de muita fidelidade a Deus, consequentemente, muito fidelidade é a missão de ajudar o outro. Uma das grandes virtudes de Niá é ela ter um coração largo para fazer o bem. É esse o legado que ela deixa e certamente tem marcado a vida de muitas pessoas pela sua presença na igreja, pela sua presença nessa igreja também povo de Deus.”
O radialista Dilson Barbosa, um dos muitos alunos da professora Niá, compartilhou suas lembranças.
“Nesse dia eu quero transmitir os meus sentimentos pelo falecimento da professora Niá Guimarães, a grande professora Niá. Foi minha professora, minha primeira professora em Feira de Santana, em 1958, na escola primária, escola Gastão Guimarães e ali é onde eu estudei com a professora Niá Guimarães. Grande saudade que nos deixou ao longo dos anos, sempre lembrei dela, foi uma professora dedicada, uma professora humana, e aprendi muito com a professora Niá. Meus sentimentos, essa grande mestra, essa grande professora que Feira de Santana há de se orgulhar pra sempre. Então fica aqui a nossa saudação póstuma, o nosso sentimento à professora Niá Guimarães, que Deus a tenha em um excelente lugar.”
O sepultamento da professora Niá Guimarães foi realizado no Cemitério Piedade. Ela deixa filhos, netos e bisnetos.
*Com informações do repórter Rafael Marques