Feira de Santana

Amigos destacam legado de fé e serviço do Frei Rutivalter Alves

Frei Rutivalter era carinhosamente conhecido como o “Padre das Comunidades”.

08/01/2025 16h19
Amigos destacam legado de fé e serviço do Frei Rutivalter Alves
Foto: Arquivo pessoal

Morreu na terça-feira (7), aos 67 anos, Frei Rutivalter Alves de Brito, conhecido por sua dedicação às comunidades e pelo trabalho marcante como superintendente da Fundação Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, cargo que ocupou entre 1995 e 2001. O religioso estava internado no Hospital Santa Isabel, em Salvador, onde lutava contra complicações de um câncer.

Frei Rutivalter era carinhosamente conhecido como o “Padre das Comunidades”. Seu compromisso com a vida pastoral ia além do púlpito: ele estava presente nas igrejas, nos encontros e até mesmo na Rádio Sociedade, onde criou laços profundos e inesquecíveis.

A radialista Lourdes Rocha prestou uma homenagem ao frei.

“Ele chegou em Feira de Santana como superintendente e também nas comunidades, conhecido como ‘Padre das Comunidades’. Por quê? Porque Frei Rutivalter gostava de gente, de sentir o cheiro das ovelhas, e fazia questão de chamar as pessoas pelo nome. Ele marcou a vida de todos aqueles e aquelas que passaram por ele: nas comunidades, na rádio, nas igrejas, nos encontros. De maneira particular, marcou muito a minha vida, porque minha mãe o adotou como filho, minha família o adotou como filho, e ele nos adotou também como família. Me ajudou na questão da timidez de pregar. Hoje, se eu estou nas comunidades, se eu falo em público, devo muito ao Frei Rutivalter, se hoje sou radialista, devo ao Frei Rutivalter, porque ele me motivou, me deu oportunidade na Rádio Sociedade como voluntária e me incentivou a fazer o curso na UEFS. Quero agradecer a Deus pela vida desse homem, desse pastor, um verdadeiro pastor. O pastor é aquele que chama as suas ovelhas pelo nome, que cuida, que sente o cheiro das suas ovelhas. Ele foi essa pessoa.”

Frei Jorge Rocha, atual superintendente da Fundação, expressou o sentimento de perda, mas destacou o conforto trazido pela fé.

“Nós, frades capuchinhos da Bahia e Sergipe, estamos consternados pelo passamento do nosso irmão Frei Rutivalter Alves de Brito. Ele teve uma grande passagem pela nossa Fundação Santo Antônio, sendo superintendente das nossas emissoras. Embora sejamos homens de fé, somos também homens de sentimento. Contudo, é uma consternação confortadora. O que nos consola é a palavra do Senhor. Somos homens regidos pela fé. Este momento nos entristece no primeiro instante, mas depois o nosso rosto volta a brilhar na certeza da ressurreição. Frei Rutivalter dirigiu nossas emissoras e fez os empreendimentos necessários naquele tempo, pavimentando o caminho que seguimos hoje.”

Na quinta-feira (09), às 6h30, no Santuário Santo Antônio, em Feira de Santana, celebrará uma Santa Missa em sua homenagem. Em seguida, o corpo será levado para Sapeaçu, onde será sepultado às 16h.

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Secretaria de Meio Ambiente anuncia revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos

Secretaria de Meio Ambiente anuncia revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos

As obras de requalificação estão previstas para começar em breve, e a comunidade será...
Feira de Santana
Silvaney Araújo assume Secretaria de Agricultura com respaldo legal, afirma Prefeitura

Silvaney Araújo assume Secretaria de Agricultura com respaldo legal, afirma Prefeitura

A administração também destacou que, conforme decisão judicial, a punibilidade de Silvaney...
Feira de Santana
Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Hoje, cerca de 70% das melhorias já foram concluídas, e uma vistoria da Federação está...