Álvaro Damião assume prefeitura de Belo Horizonte após morte de Fuad Noman
Ex-jornalista e vice-prefeito, Damião enfrenta desafios na relação com a Câmara Municipal e promete diálogo com governos estadual e federal
Álvaro Damião (União Brasil), vice-prefeito de Belo Horizonte, assumirá a prefeitura após a morte de Fuad Noman (PSD), ocorrida nesta quarta-feira (26) após 82 dias de internação. Damião tem 54 anos e foi eleito vereador por dois mandatos, além de ter tentado, sem sucesso, uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018 e 2022. Em 2024, foi escolhido como vice na chapa de Fuad para melhorar a relação do prefeito com a Câmara Municipal e fortalecer a campanha com o tempo da TV do União Brasil.
Ex-jornalista, Damião foi apresentador na Rádio Itatiaia por quase 30 anos e passou por outras emissoras de TV, como a Alterosa e a Rede Record. Ao assumir a vice-prefeitura, ele se licenciou das funções em veículos de imprensa e se comprometeu a se dedicar à cidade. Sua relação com a Câmara Municipal será um dos maiores desafios de sua gestão, principalmente após uma interferência malsucedida na eleição para a Mesa Diretora do Legislativo, em que o novo presidente, Juliano Lopes (Podemos), classificou sua atuação como “desastrosa”.
Damião havia afirmado que seu foco seria dialogar tanto com o governo de Romeu Zema (Novo) quanto com o governo de Lula (PT), mantendo uma postura de conciliador.
*Com informações Metro 1