Alunos da Educação Infantil desenvolvem primeira horta na ACF
Os 130 alunos da Educação Infantil participaram de cada etapa do projeto, envolvendo a doação de materiais recicláveis pelas famílias até a semeadura.
Eu planto, eu cuido, eu colho e eu compartilho. A partir destas atitudes, as crianças da Escola da Associação Cristã Feminina vivenciaram o plantio da sua primeira horta. Os 130 alunos da Educação Infantil participaram de cada etapa do projeto, envolvendo a doação de materiais recicláveis pelas famílias até a semeadura.
A professora Soeli Lima, diretora da escola, conta que o envolvimento das crianças é fundamental para que “elas entendam o valor dos alimentos até o momento em que eles chegam à mesa e vivenciem o respeito à natureza”.
“No desenvolvimento das atividades, eles também aprendem muito sobre a reutilização dos materiais que não podem ser descartados de qualquer maneira na natureza”, defende Soeli.
Por isso, a escola solicitou às famílias que fizessem a doação de utensílios que podem ser reutilizados, entre os quais, placas de ovos, garrafas pets, latas de alumínio e diversos outros vasilhames vazios que podem ganhar outros usos ou finalidades – “podem virar brinquedos, flores, cadeiras, banquinhos, cestos de revista, jarros, etc. Basta a gente usar a criatividade”, comenta a professora Valeria Freitas que também atua na escola.
Com a iniciativa, a escola pretende também usar os alimentos no incremento da própria merenda escolar, servida diariamente para as crianças. Foram plantados tomate e diversas hortaliças, como coentro, cebolinha, alface e manjericão.
Para realizar o Projeto Semeando, a Escola da Associação Cristã Feminina contou com o apoio do grupo Ciranda Verde e da empresa Sustentare que fez a doação de adubo, lixeiras para coleta seletiva e cuidou da limpeza do terreno.
O grupo Ciranda Verde propõe à equipe da escola desenvolver o processo de conscientização do colaboradorismo, envolvendo todos os membros da comunidade escolar a partir dos valores de plantar, cuidar, colher e compartilhar.
*Com informações Secom Feira de Santana