Bahia

Altas Habilidades e Superdotação são temas de evento pioneiro promovido pela Secretaria da Educação da Bahia

O termo “altas habilidades” enfatiza a influência do ambiente —como família, escola e cultura— na formação desses indivíduos.

02/09/2024 06h12
Altas Habilidades e Superdotação são temas de evento pioneiro promovido pela Secretaria da Educação da Bahia
Foto: Amanda Chung – Ascom/SEC

Discutir a importância de uma educação inclusiva. Esse foi o principal objetivo do Seminário sobre Altas Habilidades e Superdotação, que aconteceu na sexta-feira (30), em Salvador. Promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), o evento discutiu a importância do reconhecimento e do apoio a estudantes com essas características. O termo “altas habilidades” enfatiza a influência do ambiente —como família, escola e cultura— na formação desses indivíduos.

O encontro reuniu especialistas, educadores e familiares para discutir os desafios e as estratégias para melhor identificar e apoiar alunos superdotados. A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou a relevância estratégica do tema para o Estado. “As famílias que vivenciam e experienciam os estudantes com altas habilidades e superdotação têm uma busca inconstante por uma orientação, um caminho a ser seguido. O Ministério da Educação tem construído diretrizes e, aqui na Bahia, estamos debatendo uma pauta estratégica para construir caminhos dentro das redes estadual e municipais, reafirmando o compromisso do governo com uma educação inclusiva e contextualizada com a vida da juventude baiana”.

Os especialistas afirmam que a superdotação é uma condição heterogênea, mas com características comuns, como a curiosidade e a sensibilidade emocional. Identificar a superdotação nas escolas é uma tarefa desafiadora, em grande parte devido à falta de preparação dos professores. Muitos educadores têm uma visão distorcida ou limitada sobre o que é ser superdotado, frequentemente associando a condição de genialidade. Cíntia é mãe de dois filhos superdotados, Davi, de 7 anos, e Camila, de 9 anos, e ressalta a importância desse seminário para o acolhimento das crianças superdotadas. “É essencial tirar nossas crianças da invisibilidade, mostrar à população baiana que elas precisam de acolhimento e que os professores precisam saber como tratá-las para promover uma geração saudável”. A preocupação da mãe tem fundamentos. Segundo a pesquisadora Francisca Chagas, a formação de professores para essa temática é um dos maiores desafios. “Temos uma grande necessidade de formar profissionais para a identificação precoce desses alunos, que muitas vezes são confundidos com transtornos. Isso é fundamental para preparar o atendimento e personalizar o ensino para essas crianças que necessitam tanto de suporte”.

O psicólogo Damião Silva, palestrante do evento, é uma das referências nacionais no tema. Segundo ele, o Brasil conta com cerca de 27 mil superdotados e a Bahia ocupa a quarta posição no ranking de estados com o maior número de indivíduos nessa condição. Ele também destaca a importância dos educadores para o desenvolvimento integral desses estudantes. “Precisamos investir sempre na capacitação para que se compreenda que a superdotação é uma condição educacional e de vida. A falta de entendimento adequado pode trazer repercussões negativas para a saúde mental e emocional desses indivíduos”. O psicólogo ainda parabenizou o ineditismo do seminário, dizendo que este é o primeiro evento do tema promovido por uma Secretária de Educação de um Estado.

Comentários

Leia também

Bahia
SSP lança Operação Verão com entrega de novas viaturas, fuzis e coletes balísticos

SSP lança Operação Verão com entrega de novas viaturas, fuzis e coletes balísticos

A ampliação das ações preventivas e de inteligência acontecerá até o mês de abril...
Bahia
Jessica Senra deixa comando do Bahia Meio Dia

Jessica Senra deixa comando do Bahia Meio Dia

Informação foi divulgada pela Rede Bahia por meio do Instagram
Bahia
Região Metropolitana: Governador visita Santanópolis e Anguera nesta quinta-feira (05)

Região Metropolitana: Governador visita Santanópolis e Anguera nesta quinta-feira (05)

Serão realizadas inaugurações e anúncios de novos investimentos