Alegria e irreverência marcam o Bando Anunciador 2025 em Feira de Santana
A tradição marcam o início das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Sant’Ana.
Na manhã deste domingo, 06, foi realizada mais uma edição do tradicional desfile do Bando Anunciador, evento centenário que reuniu diversas pessoas no centro de Feira de Santana. A tradição marcam o início das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Sant’Ana.
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, Taís Dantas, diretora do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), explicou o contexto histórico do evento.
“O Bando Anunciador é um evento histórico. Se a gente verificar, ele tem mais de 150 anos. Ele inicia no século XIX com o objetivo de promover a comunicação com os festejos de Nossa Senhora Sant’Ana”, pontuou Taís.
O Bando contou com a presença de diversas pessoas fantasiadas, e o som das fanfarras espalhou irreverência e alegria pelas avenidas do centro da cidade. O casal Gerson e Rosemeire resolveu se fantasiar de Lampião e Maria Bonita. Em entrevista, Gerson contou que participa do evento desde 2008:
“Uma lembrança boa que me traz o Bando é que, quando voltou a acontecer, eu conheci o saudoso Carlos Pita, grande artista de Feira. Pra mim, significa alegria, muita festa com música boa”, afirmou Gerson, vestido de Lampião.
O evento atravessa gerações. Gilmara Braz contou ao De Olho na Cidade que, desde pequena, participa do Bando, uma tradição passada de mãe para filha:
“O que mais me atrai é a cultura. Desde pequenininha, minha mãe me fantasiava pra eu sair em cima das carroças. Então, isso tudo aqui me encanta. Estou aqui maravilhada anunciando as festas de Sant’Ana”, celebrou Gilmara.
Também é tradição, durante o cortejo, a manifestação da classe trabalhista. A presidente do Sindicato dos Professores (APLB), Marlede Oliveira, relatou ao portal:
“O Bando Anunciador é cultura do povo, que temos que manter viva. Também é uma oportunidade de fazer nosso protesto aos governantes”, pontuou a sindicalista.
Com informações do repórter Matheus Gabriel
Sobre o Bando Anunciador
O Bando Anunciador de Sant’Ana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), retornou às ruas de Feira de Santana após três anos, por conta da pandemia da Covid-19. O evento faz parte do calendário oficial do município.
O Bando Anunciador, festa popular e tradicional, foi resgatado por iniciativa da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em 2007. Hoje, o evento é composto por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes.
A festa foi criada em 1860 para anunciar as comemorações à Nossa Senhora Santana, Padroeira de Feira de Sant’Ana.
O Bando Anunciador foi suspenso pela organização do evento em 1988, com a justificativa de que o festejo havia perdido as características essenciais das primeiras edições. Somente em 2007, o evento foi retomado pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Desde sua volta até os dias atuais, o evento tem ganhado, ano após ano, uma maior participação do público.