Política

Alcolumbre, Motta e Alckmin pregam defesa da soberania e união contra ‘agressão injusta’

Hugo Motta ressaltou que o Congresso já aprovou a Lei da Reciprocidade e está pronto para agir com agilidade

16/07/2025 12h00
Alcolumbre, Motta e Alckmin pregam defesa da soberania e união contra ‘agressão injusta’
Foto: Pedro Gontijo/Senado

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o vice-presidente Geraldo Alckmin divulgaram um vídeo em que classificam a taxação como uma “agressão” e uma atitude “injusta” contra o Brasil.

Alcolumbre destacou que o parlamento está totalmente à disposição para defender os interesses nacionais, mas enfatizou que a condução da resposta deve ser liderada pelo Poder Executivo.

Hugo Motta ressaltou que o Congresso já aprovou a Lei da Reciprocidade e está pronto para agir com agilidade. Já Alckmin, que lidera as negociações comerciais, criticou a medida americana, chamando-a de “totalmente inadequada e injusta”.

Geraldo Alckmin

“Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”

Davi Alcolumbre: 

“Recebemos informações sensíveis, que trazem para gente todo esse panorama internacional. E vejo, neste momento, [um panorama] de agressão ao Brasil e aos brasileiros, isso não é correto. E temos que ter firmeza, resiliência e tratar com serenidade essa relação”

Hugo Motta:

“Eu não tenho a menor dúvida que hoje a nossa população entende que o Brasil não pode ser levado a situações em que decisões externas venham a interferir na nossa soberania. Não temos a menor dúvida que, com União, compromisso e responsabilidade, nós iremos superar este momento”

Comentários

Leia também

Política
Pesquisa mostra que 60,3% aprovam governo Jerônimo em Feira de Santana

Pesquisa mostra que 60,3% aprovam governo Jerônimo em Feira de Santana

Foram ouvidas 1.000 pessoas, sendo que 875 entrevistados na sede do município, totalizando...
Política
Após tarifaço de Trump, desaprovação a Lula recua para 53%, aponta Quaest

Após tarifaço de Trump, desaprovação a Lula recua para 53%, aponta Quaest

Diferença entre aprovação e rejeição ao governo diminui; maioria vê medida dos EUA...
Política
CCJ da Câmara aprova PEC da Segurança Pública com mudanças no texto original

CCJ da Câmara aprova PEC da Segurança Pública com mudanças no texto original

Proposta do governo visa unificar sistema de segurança, mas enfrenta críticas de governadores;...