Política

Alcolumbre ganha apoio do PT na corrida pela presidência do Senado

A informação é do jornal O Globo. Bancada deve ainda anunciar o posicionamento oficial

06/11/2024 07h10
Alcolumbre ganha apoio do PT na corrida pela presidência do Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

De acordo com informações publicadas pelo O Globo, a bancada do PT, composta por nove senadores, definiu o apoio ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, cuja eleição está prevista para fevereiro de 2025. A decisão, que deve ser formalizada em breve, foi articulada internamente nos últimos dias e conta com respaldo de integrantes do governo.

Nos bastidores, Alcolumbre também se reuniu recentemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, embora tenha afirmado que não pretende interferir diretamente na eleição do Congresso, não apresentou restrições ao nome do senador. A negociação para apoiar Alcolumbre passou por lugares na mesa e presidências de comissões da Casa.

Os petistas querem a segunda vice-presidência e um colegiado de destaque, como a Comissão de Desenvolvimento Regional, hoje comandada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) e dona de boa parte das emendas de comissão. Alcolumbre já tem o apoio do PL, principal partido da oposição do Senado, com 14 senadores. Ele conseguiu o apoio da sigla com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele tem ainda o PP, presidido por Ciro Nogueira (PP-PI), e os governistas PSB e PDT.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

Ao analisar o cenário eleitoral, ele avaliou que a ausência de outros nomes pode influenciar...
Política
Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

O ex-jogador de basquete morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, em Santana do Parnaíba,...
Política
Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

O órgão destacou que Oscar marcou época ao alcançar quase 50 mil pontos,