AL-BA forma Conselho de Ética que pode cassar mandato de Binho Galinha
A definição dos membros do colegiado será realizada após uma reunião entre o líder da oposição, Alan Sanches (União), e o líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT)
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, afirmou que o Conselho de Ética na Casa será iniciado nesta quarta-feira (10) após a esposa do deputado estadual Binho Galinha (PRD) ser presa nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal (PF). O Conselho de Ética da AL-BA deve se concentrar principalmente no caso de Binho Galinha
O líder da base governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), indicou os nomes que irão compor a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Os deputados determinados pela maioria como membros titulares foram: Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP), Marcelino Galo (PT), Euclides Fernandes (PT) e Vitor Bonfim (PV).
Já os suplentes são os deputados Ângelo Coronel Filho (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Nelson Leal (PP), Marcinho Oliveira (União Brasil) e Raimundinho da JR (PL).
O ofício foi enviado à Presidência da Alba, que determinou a publicação na edição eletrônica do Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (10). Assim, os parlamentares poderão instalar o Conselho, elegendo os dirigentes – presidente, vice e relator. Além disso, poderão definir o dia da semana e horário de funcionamento.
Segundo Adolfo, a Casa não será responsável pelo julgamento, mas sim por abrir o Conselho de Ética para investigar as acusações e os membros do Conselho de Ética atuarão de forma independente.
*Matéria atualizada 06h43