Água servida danifica pavimentação de ruas no município
Prefeitura já contratou estudo para implantação de rede de drenagem na sede e distritos
A Prefeitura de Feira, por meio da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), tem realizado rotineiramente serviços de recuperação do pavimento em diversas ruas do município.
Contudo, o descarte de água servida é um problema que tem danificado o calçamento e a pavimentação. Exemplo disso pode ser constatado nos bairros Cidade Nova, Serraria Brasil e Parque Ipê.
O diretor da SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção), José Braga Neto, afirma que o lançamento de esgoto nas ruas é um dos principais fatores para o desgaste da rede de drenagem, que ao se romper acaba gerando enormes buracos nas vias.
“Esse é o problema da rua Gerson, na Cidade Nova, onde as manilhas foram desgastadas ao longo dos anos devido a composição de esgoto”, cita reforçando que nesta artéria a Prefeitura já executou inúmeros serviços de recuperação em diversos trechos da rede de drenagem.
Braga Neto destaca que a administração municipal está elaborando licitação para estudo específico visando a implantação de nova rede de drenagem no bairro Cidade Nova. “Vale destacar que a Embasa não possui sistema de esgototamento sanitário na região – extremamente fundamental para evitar esse problema”.
Ainda segundo o diretor da SOMA, a Prefeitura encomendou um estudo que está sendo elaborado pela Fundação da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para implantação de rede de drenagem na sede e distritos. Esse projeto vai contemplar as bacias do Pojuca, Subaé e Jacuípe.
“Os problemas identificados em algumas ruas deve-se à necessidade de implantação de um novo sistema de drenagem, cujo estudo a Prefeitura já contratou”, pontua.