Feira de Santana

Agosto Lilás: Lei estabelece violência psicológica como crime

A violência psicológica está estabelecida como crime na Lei 14.188/2021

28/08/2022 10h00
Agosto Lilás: Lei estabelece violência psicológica como crime
Foto: De Olho na Cidade

Foi aprovado pelo Senado, a PL 3.855/2020, que institui o Agosto Lilás, campanha anual no mês de agosto para conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Além das agressões físicas, o abuso psicológico também é considerado uma dessas violências.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, a neuropsicóloga Ana Rita Antunes, muitas vítimas não efetuam o boletim de ocorrência, pois sentem uma dependência emocional pelo agressor. 

“O abusador consegue tirar a autoestima e autonomia, fazendo com que a mulher realmente se sinta inferior e dependente a ele. Então toda a sociedade e as mulheres precisam estar alertas, pois como a vítima tem essa dificuldade, os vizinhos ou familiares podem fazer essa denuncia”, diz Ana Rita.

A violência psicológica está estabelecida como crime na Lei 14.188/2021. A pena para o crime, pode ser reclusão de seis meses a dois anos, e multa.

Com o tema sendo cada vez mais discutido, mulheres estão mais alertas aos casos e há mais suporte sendo oferecido: “Hoje as pessoas têm mais consciência, antes o homem era considerado dono das mulheres e tinham autoridades sobre elas. Então podiam bater ou prender, que a sociedade aceitava naturalmente, tanto que existia o Crime de Honra”.

O ‘Crime de honra’ mencionado pela Dra. Ana Rita Antunes, refere-se a um antigo argumento comumente utilizado pelas defesas de acusados de feminicídio ou agressões contra mulher para justificar o comportamento agressivo. Assim, acusados poderiam ter suas penas reduzidas em defesa da honra masculina.

Segundo a neuropsicóloga, os abusos psicológicos levam ao adoecimento, pois, como consequência da violência, as vítimas podem desenvolver ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras. 

“Partindo disso, o Agosto Lilás foi criado, e a violência psicológica foi instituída como crime. Devido a violência psicológica, chega um tempo que a vítima se sente verdadeiramente culpada pelas agressões que sofre”.

As vítimas precisam recorrer a tratamentos psicológicos para que as consequências da violência sofrida sejam tratadas. Para denunciar casos de violência, disque 180, para falar com a Central de Atendimento à Mulher, um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Três pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito  

Três pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito  

As vítimas, residentes da Fazenda Caboronga, Distrito de Humildes, em Feira de Santana,...
Feira de Santana
Familiares e amigos se despedem do ex-vereador Ribeiro em comovente velório

Familiares e amigos se despedem do ex-vereador Ribeiro em comovente velório

O velório está sendo realizado na casa do ex-vereador na Rua Araújo Pinho, 1.049.
Feira de Santana
Programação da Festa do Vaqueiro de Ipuaçu segue neste sábado e domingo

Programação da Festa do Vaqueiro de Ipuaçu segue neste sábado e domingo

O público contará com shows neste sábado das atrações: Oliveira dos Teclados, Jaldo...