Agente federal preso na Overclean havia recebido medalha de mérito semanas antes
Informações dizem que Rogério Magno Almeida Medeiros recebia um valor mensal de R$ 6 mil do grupo criminoso investigado
Pouco antes de ser detido na segunda fase da Operação Overclean, que apura um esquema de desvio de recursos públicos, o agente federal Rogério Magno Almeida Medeiros foi homenageado com a Medalha do Mérito da Inteligência pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A premiação, criada em 2023 pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), reconhece contribuições significativas para a área de inteligência na segurança do Estado.
Rogério foi um dos 60 profissionais das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) agraciados com a medalha. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 9 de dezembro, no auditório Adalgisa Borges, localizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Dourado.
Anteriormente, Rogério ocupou o cargo de superintendente de Inteligência da SSP-BA, durante o governo do ministro Rui Costa, quando a pasta era liderada por Maurício Barbosa. No entanto, segundo informações da Polícia Federal, o agente teria vazado dados sigilosos sobre investigações em curso para a organização criminosa investigada na operação. Em troca, ele supostamente recebia pagamentos mensais pelos serviços prestados ao grupo.
*Com informações Bahia.ba