Advogada fala sobre a força da mulher no direito e os desafios de empreender na profissão
50% dos advogados no Brasil são mulheres
O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força, e no ramo da advocacia não é diferente. Para abordar esse tema, a advogada Giovana Aguiar, especialista em Direito Empresarial e Tributário, participou da nossa série especial Março Mulher e trouxe reflexões sobre a participação das mulheres na advocacia e os desafios enfrentados por elas.
Segundo Giovana, a presença feminina no Direito tem se tornado cada vez mais representativa, apesar dos desafios diários.
“Temos uma presença marcante de mulheres na advocacia. É sempre um desafio para a mulher ocupar qualquer espaço, seja na advocacia ou em qualquer outra profissão. Mas acredito que, cada vez mais, essa atuação tem sido vista de forma representativa, principalmente pela confiabilidade e pela sensibilidade do olhar feminino”, pontuou.
Ela destacou ainda que, ao pesquisar sobre o tema, encontrou um dado surpreendente: “50% dos advogados no Brasil são mulheres, e aqui em Feira de Santana tivemos um marco histórico recente com a eleição da primeira mulher presidente da subseção da OAB, Lorena, uma profissional competentíssima. No nível estadual, a OAB da Bahia também é liderada por uma mulher. Isso mostra que estamos sendo dirigidas por excelentes profissionais”.
Giovana Aguiar ressaltou que, apesar das conquistas, ainda existem barreiras significativas, principalmente no nicho empresarial e tributário, predominantemente masculino.
“Eu lido, em sua maioria, com empresários homens mais velhos do que eu. Já passei por muitos preconceitos e julgamentos, seja pela minha idade, seja pelo meu gênero, sobre minha capacidade de entregar um serviço de qualidade. O maior desafio, sem dúvida, é o preconceito.”
Outro obstáculo apontado é a desvalorização profissional. “A advocacia em si já enfrenta uma desvalorização, e isso se agrava quando se trata de mulheres. Existe uma percepção equivocada de que a remuneração de uma mulher serve apenas para luxos ou coisas fúteis, quando, na verdade, muitas de nós são o arrimo de casa”, enfatizou.
Giovana também comentou sobre o assédio no ramo da advocacia e como essa realidade afeta o trabalho das mulheres.
“Uma vez fui despachar no tribunal e, ao caminhar pelo local, me senti constrangida por olhares incômodos. O assédio existe em todas as áreas, e cabe a nós combatê-lo. A legislação tem se tornado mais rigorosa, e é essencial que as mulheres conheçam seus direitos e se fortaleçam contra essas situações”, alertou.
A advogada reforçou seu compromisso com o fortalecimento da presença feminina na advocacia. “Meu escritório é 100% composto por mulheres, e meu objetivo é transformá-lo em um dos maiores escritórios femininos do Norte e Nordeste”, revelou.
Ao finalizar sua participação, Giovana Aguiar deixou uma mensagem inspiradora para as mulheres que desejam empreender, seja na advocacia ou em qualquer outra área: “O primeiro passo é saber o seu valor, quem você é e aonde quer chegar. Ignorar os comentários negativos, se posicionar e seguir em frente. As mulheres são mais éticas, verdadeiras e entregam resultados de qualidade. Nada pode parar uma mulher determinada.”
A advogada, que também atua nos segmentos de combustíveis e transportes, ressaltou que o empreendedorismo feminino está em ascensão e que, cada vez mais, mulheres estão ocupando espaços de liderança.
“Independentemente do setor, se soubermos conduzir nossas carreiras com segurança e estratégia, conseguimos superar qualquer desafio”.