Março Mulher

Advogada fala sobre a força da mulher no direito e os desafios de empreender na profissão

50% dos advogados no Brasil são mulheres

24/03/2025 06h17
Advogada fala sobre a força da mulher no direito e os desafios de empreender na profissão

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força, e no ramo da advocacia não é diferente. Para abordar esse tema, a advogada Giovana Aguiar, especialista em Direito Empresarial e Tributário, participou da nossa série especial Março Mulher e trouxe reflexões sobre a participação das mulheres na advocacia e os desafios enfrentados por elas.

Segundo Giovana, a presença feminina no Direito tem se tornado cada vez mais representativa, apesar dos desafios diários.

“Temos uma presença marcante de mulheres na advocacia. É sempre um desafio para a mulher ocupar qualquer espaço, seja na advocacia ou em qualquer outra profissão. Mas acredito que, cada vez mais, essa atuação tem sido vista de forma representativa, principalmente pela confiabilidade e pela sensibilidade do olhar feminino”, pontuou.

Ela destacou ainda que, ao pesquisar sobre o tema, encontrou um dado surpreendente: “50% dos advogados no Brasil são mulheres, e aqui em Feira de Santana tivemos um marco histórico recente com a eleição da primeira mulher presidente da subseção da OAB, Lorena, uma profissional competentíssima. No nível estadual, a OAB da Bahia também é liderada por uma mulher. Isso mostra que estamos sendo dirigidas por excelentes profissionais”.

Giovana Aguiar ressaltou que, apesar das conquistas, ainda existem barreiras significativas, principalmente no nicho empresarial e tributário, predominantemente masculino.

“Eu lido, em sua maioria, com empresários homens mais velhos do que eu. Já passei por muitos preconceitos e julgamentos, seja pela minha idade, seja pelo meu gênero, sobre minha capacidade de entregar um serviço de qualidade. O maior desafio, sem dúvida, é o preconceito.”

Outro obstáculo apontado é a desvalorização profissional. “A advocacia em si já enfrenta uma desvalorização, e isso se agrava quando se trata de mulheres. Existe uma percepção equivocada de que a remuneração de uma mulher serve apenas para luxos ou coisas fúteis, quando, na verdade, muitas de nós são o arrimo de casa”, enfatizou.

Giovana também comentou sobre o assédio no ramo da advocacia e como essa realidade afeta o trabalho das mulheres.

“Uma vez fui despachar no tribunal e, ao caminhar pelo local, me senti constrangida por olhares incômodos. O assédio existe em todas as áreas, e cabe a nós combatê-lo. A legislação tem se tornado mais rigorosa, e é essencial que as mulheres conheçam seus direitos e se fortaleçam contra essas situações”, alertou.

A advogada reforçou seu compromisso com o fortalecimento da presença feminina na advocacia. “Meu escritório é 100% composto por mulheres, e meu objetivo é transformá-lo em um dos maiores escritórios femininos do Norte e Nordeste”, revelou.

Ao finalizar sua participação, Giovana Aguiar deixou uma mensagem inspiradora para as mulheres que desejam empreender, seja na advocacia ou em qualquer outra área: “O primeiro passo é saber o seu valor, quem você é e aonde quer chegar. Ignorar os comentários negativos, se posicionar e seguir em frente. As mulheres são mais éticas, verdadeiras e entregam resultados de qualidade. Nada pode parar uma mulher determinada.”

A advogada, que também atua nos segmentos de combustíveis e transportes, ressaltou que o empreendedorismo feminino está em ascensão e que, cada vez mais, mulheres estão ocupando espaços de liderança.

“Independentemente do setor, se soubermos conduzir nossas carreiras com segurança e estratégia, conseguimos superar qualquer desafio”.

Comentários

Leia também

Março Mulher
Câmara da Mulher Empresária fortalece empreendedorismo feminino em Feira de Santana

Câmara da Mulher Empresária fortalece empreendedorismo feminino em Feira de Santana

Coordenado por Leidiene Queiroz, o grupo promove encontros mensais para discutir temas...
Março Mulher
Excesso de peso e síndrome do ovário policístico: Nutricionista aponta impacto e desafios

Excesso de peso e síndrome do ovário policístico: Nutricionista aponta impacto e desafios

A nutricionista Mayara Costa alerta que o excesso de peso pode agravar os sintomas e dificultar...
Março Mulher
Encontro de Mulheres Empreendedoras debate a influência da autoimagem na vida e nos negócios

Encontro de Mulheres Empreendedoras debate a influência da autoimagem na vida e nos negócios

O painel foi um convite à reflexão sobre como a autoimagem impacta o cotidiano e pode...