Política

Adolfo Menezes recorre ao STF para reverter afastamento da presidência da Alba

No pedido, protocolado nesta quarta-feira (26), defesa solicita que o julgamento seja realizado presencialmente no plenário da Corte

26/02/2025 19h31
Adolfo Menezes recorre ao STF para reverter afastamento da presidência da Alba
Foto: divulgação Alba

Duas semanas após ser afastado da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) recorreu a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o retirou do cargo.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (26) pelos advogados Romulo Nagib, Walter José Faiad de Moura e Luciano Fuck, de Brasília. A defesa solicita que o julgamento seja retirado da pauta virtual do STF e realizado presencialmente no plenário da Corte, garantindo o direito à ampla defesa do parlamentar.

O caso está sendo analisado pela Segunda Turma do STF, composta por cinco ministros. O julgamento liminar teve início na última sexta-feira (21) e está previsto para encerrar na próxima sexta-feira (28). Até o momento, apenas Gilmar Mendes, relator do processo, apresentou seu voto, mantendo a decisão que afastou Menezes.

O afastamento do deputado atende a uma reclamação movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). O STF considera inconstitucional a reeleição para um terceiro mandato consecutivo na presidência da Alba, argumento utilizado por Gilmar Mendes para determinar a saída de Menezes do cargo.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Autoridades políticas, de diferentes partidos, se uniram em oração no palco principal....
Política
Lula recebe ligação de Putin para discutir paz e cooperação bilateral

Lula recebe ligação de Putin para discutir paz e cooperação bilateral

Presidente russo agradece apoio do Brasil e reforça diálogo sobre Ucrânia em conversa...
Política
CCJ da Câmara pede apoio à embaixada na Itália para ouvir Carla Zambelli

CCJ da Câmara pede apoio à embaixada na Itália para ouvir Carla Zambelli

Licenciada e presa em Roma, Zambelli pode ter mandato cassado após condenação no STF...