Ações educativas em Feira de Santana marcam início da Semana do Meio Ambiente
Uma miniestação de tratamento mostra como é feito o processo para tornar a água potável e uma maquete digital demonstra os processos de abastecimento e esgotamento sanitário, incluindo o uso da água nos domicílios e orientações para o consumo
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, está contando com uma ampla programação promovida pela Embasa. Nessa quarta (5), a empresa abriu um estande com exposição de fotos e atividades educativas no Boulevard Shopping em Feira de Santana. Outro espaço educativo funcionou durante todo o dia de ontem em Santo Estêvão no Workshop Ambiental promovido pela prefeitura local.
No espaço montado no Boulevard Shopping, em Feira de Santana, além de ver uma exposição de fotos de unidades operacionais dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Embasa, os visitantes podem girar a “Roleta do Conhecimento”, com perguntas sobre os serviços prestados pela empresa, e conferir o “Jogo da Memória”. A participação nos jogos dá direito a brinde.
Uma miniestação de tratamento mostra como é feito o processo para tornar a água potável e uma maquete digital demonstra os processos de abastecimento e esgotamento sanitário, incluindo o uso da água nos domicílios e orientações para o consumo. Também estão acontecendo oficinas de plantio e produção de sabão, além da doação de mudas de espécies nativas produzidas no Viveiro Educador da Embasa. “É um espaço com múltiplas atividades, voltado a oferecer ao público informações sobre os serviços da Embasa e disseminar a importância da preservação ambiental de forma interativa e lúdica”, informou a assistente social da Embasa, Cindy Liana Silva. O estande funciona até domingo (9), no corredor da loja Preçolândia.
O professor Jorge Carneiro levou um grupo de alunos do Colégio Estadual José Ferreira Pinto para uma visita. “Foi uma experiência fantástica que oportunizou aos estudantes conhecer como se dá o processo do tratamento da água. A Embasa está de parabéns por essa iniciativa”, comentou. Pedro Rafael dos Santos, de nove anos, disse que gostou muito da visita ao stand da Embasa. “Achei as imagens lindas (da exposição de fotos), adorei as revistinhas que ensinam que não se deve gastar a água, os jogos, a experiência da maquete da estação de tratamento de água, as lembrancinhas”, elencou entusiasmado.
Em Santo Estêvão, cerca de 150 estudantes participaram de um circuito de jogos e brincadeiras educativas promovidas pela Embasa no Workshop Ambiental montado pela prefeitura no Centro de Eventos Profª Tereza Maria Silva Gesteira. No local, também houve doação de mudas como sibipiruna, ipês, pau-brasil e pata de vaca.