Ações de combate à dengue são intensificadas por causa de epidemia
865 imóveis receberam visitas de agentes de endemias aos sábados
Diante do aumento dos casos de dengue na região, o Centro Municipal de Referência em Endemias está intensificando suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo a coordenadora do centro, Síntia Sacramento, os agentes de endemias estão expandindo seu trabalho para incluir os sábados, visando alcançar uma maior parte da população.
“Os agentes de endemias vêm intensificando o trabalho rotineiro de segunda a sexta e alguns bairros aos sábados. Estamos tentando encontrar aquelas pessoas que não vemos durante a semana, muitas vezes porque estão trabalhando. Estamos tentando visitar o maior número possível de residências e orientar a população”, explica Síntia.
Além das visitas domiciliares, a equipe está distribuindo capas para tanques e instalando armadilhas chamadas ouvitrampas em áreas propensas à proliferação do mosquito. Síntia destaca a importância dessas armadilhas.
“É uma armadilha que atrai a fêmea do mosquito, utilizando água com levedura de cerveja como atrativo. Uma vez atraída, ela deposita seus ovos na palheta presente na armadilha.”
Atualmente, o bairro da Mangabeira está sendo alvo das ações de combate à dengue, mas a equipe já está planejando sua intervenção no bairro Humildes, no distrito de Humildes.
“Além de Humildes, outras localidades também estão recebendo atenção. No final do ano passado, instalamos armadilhas na Gabriela e vamos repetir o processo”, afirma Síntia.
O monitoramento das armadilhas é fundamental para identificar áreas com alta infestação de mosquitos. Após sete dias, os ovos coletados são contados em laboratório para determinar a extensão da infestação.
“Se encontramos um grande número de ovos em uma área, é crucial fechar o quarteirão e intensificar nossos esforços para eliminar os focos de reprodução do mosquito”, destaca a coordenadora.
*Com informações do repórter Rafael Marques