Política

ACM Neto critica política de segurança do governo Jerônimo: “Bahia vive sob o domínio do medo”

Segundo ele, o estado enfrenta um cenário alarmante de avanço do crime organizado e das facções, sem respostas efetivas do governo estadual.

10/05/2025 20h30
ACM Neto critica política de segurança do governo Jerônimo: “Bahia vive sob o domínio do medo”
Foto: Divulgação

Durante entrevista em Feira de Santana, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fez críticas à atual situação da segurança pública na Bahia e à condução do tema pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ele, o estado enfrenta um cenário alarmante de avanço do crime organizado e das facções, sem respostas efetivas do governo estadual.

“É isso que vive a Bahia inteira. Infelizmente, não é diferente em Feira de Santana, nem em médias ou pequenas cidades do nosso estado. A Bahia vive hoje sob o domínio da ameaça e do medo trazido pelo crime organizado, pelas facções criminosas”, afirmou ACM Neto.

Para o ex-prefeito, o maior agravante é a postura do governador diante da crise. “O pior de tudo é a postura do governador, que não tem humildade para reconhecer que está errando e para melhorar as suas ações.”

Neto criticou a recente troca no comando da Polícia Militar do estado, afirmando que a mudança foi meramente simbólica e não resultou em melhorias reais.

“Houve recentemente uma mudança no comando da Polícia Militar, e no entanto, até o presente momento, não houve nenhuma consequência prática, nenhum reflexo de melhoria na segurança pública”, disse.

Segundo ele, não adianta trocar nomes se o governador não assumir o protagonismo das ações.

“Não adianta mudar o comandante, não adianta mudar o secretário, não adianta ter os melhores quadros nas posições mais qualificadas se o próprio governador não se envolver, não chamar pra si a responsabilidade, não correr atrás.”

ACM Neto concluiu afirmando que, com Jerônimo Rodrigues à frente do governo, não há expectativa de mudança real no combate à violência no estado.

“Não vai mudar a realidade da segurança pública da Bahia com Jerônimo como governador. Infelizmente, essa é a constatação que a gente traz — e que hoje também é a compreensão de milhões de baianos.”

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Política
Moraes nega pedido de Bolsonaro para suspender ação do plano de golpe

Moraes nega pedido de Bolsonaro para suspender ação do plano de golpe

Ministro afirmou que acesso às provas já foi garantido, e rejeitou pedido para que Bolsonaro...
Política
Lula defende fazer negócios com EUA e China :”Não aceitamos mais uma guerra fria”

Lula defende fazer negócios com EUA e China :”Não aceitamos mais uma guerra fria”

Em viagem à França, o presidente voltou a dizer que Trump não foi eleito "xerife do...
Política
PL entra com ação no STF contra aumento do IOF, e Moraes é sorteado como relator do caso

PL entra com ação no STF contra aumento do IOF, e Moraes é sorteado como relator do caso

Na ação, o partido define os decretos que tratam das alterações como institucionais...