Feira de Santana

Acidentes domésticos podem aumentar durante as férias escolares

Pais devem reforçar as medidas de proteção em casa

03/01/2023 07h41
Acidentes domésticos podem aumentar durante as férias escolares
Foto: ACM

Durante as férias escolares, pais e cuidadores devem reforçar os cuidados em casa para evitar acidentes domésticos envolvendo crianças – situação é comum neste período. Em Feira de Santana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu mais de 229 ocorrências com pacientes pediátricos, entre janeiro e dezembro deste ano.

As quedas e as queimaduras por choque elétrico ou alimentos quentes são os mais frequentes. Porém, o consumo de materiais de limpeza ou venenos misturados no alimento para eliminar ratos também configura um risco para o público infantil.

Os afogamentos são outra preocupação. A coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, orienta aos pais com piscina na residência ou no condomínio que invistam em aulas de natação com o objetivo de evitar afogamentos. Ela destaca ainda que a vigilância também deve ser mantida nas praias e mares durante o verão.

“Os acidentes representam um grande problema de saúde pública. É necessário um tratamento específico, hospitalização e muitas vezes um tratamento a longo prazo. As crianças que sofrem acabam apresentando um quadro clínico que pode ter uma sequela temporária, permanente ou até levar à morte”, alerta Maiza Macedo.

Entre os ambientes que trazem mais riscos de acidentes nas casas estão os jardins, piscinas, escadas, locais com tomada e ambientes abertos que a criança pode correr e se machucar.

Para a coordenadora-geral das policlínicas municipais, Vera Galindo, proteção e supervisão nunca são demais. Ela pede que os pais fiquem em alerta, pois nesta época do ano muitas crianças dão entrada nas unidades devido a esses tipos de ocorrência.

“Até os cinco anos, as lesões e traumas acontecem com maior frequência no público infantil. Isso se deve ao fato que os pequenos não têm conhecimento dos perigos. É importante que nós, os adultos, fiquemos vigilantes para adotar as medidas de prevenção”, destacou.

A depender da gravidade do acidente é essencial levar a criança a um pronto-socorro ou acionar o SAMU pelo número 192.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...