Acidente entre carreta e ônibus na BR-163 mata 11 pessoas e deixa 46 feridos em MT
Trânsito segue parcialmente interditado; concessionária Nova Rota do Oeste investiga causas e orienta motoristas
Uma colisão entre uma carreta e um ônibus de turismo interestadual na noite desta sexta-feira (8) no km 648 da BR-163, próximo à comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde (MT), deixou 11 mortos e 46 feridos. O ônibus tinha como destino a cidade de Sinop.
Entre os feridos, 26 estão em estado moderado, 12 em estado grave, incluindo o motorista da carreta, e oito com ferimentos leves, segundo a concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pelo trecho. A Polícia Civil investigará a causa do acidente.
A empresa de transportes Rio Novo, responsável pelo ônibus, lamentou o ocorrido e informou que equipes já prestam apoio às vítimas e familiares no local e em hospitais, além de terem criado um canal exclusivo para atendimento e informações.
Na manhã deste sábado (9), equipes trabalham na remoção dos veículos e limpeza da pista. O ônibus foi recolocado na faixa de domínio, e a carreta está sendo retirada, tarefa considerada complexa devido ao tamanho dos veículos e à gravidade do acidente. O trânsito segue parcialmente interditado, e motoristas são orientados a redobrar a atenção.
Histórico de acidentes na BR-163
A BR-163 é conhecida por seu histórico recorrente de acidentes graves. Em 2024, foram registrados 1.304 acidentes, com 65 mortes, segundo dados da concessionária Via Brasil. Entre janeiro e junho, 40 mortes foram contabilizadas na região, conforme a Nova Rota do Oeste.
Em abril, cinco pessoas morreram após uma colisão entre um carro e uma carreta entre Matupá e Guarantã do Norte, a cerca de 700 km de Cuiabá. As vítimas eram familiares e foram identificadas como Adilson Dias de Souza, 63 anos; Agilson Vieira de Souza, 37; Eliane Aparecida dos Santos, 53; Moisés Aparecido dos Santos, 31; e Viviane Rodrigues dos Santos, 45.