Acidente com caminhão causa derramamento de óleo e provoca acidentes na BR-324
Uma pessoa morreu no local.
Na manhã desta segunda-feira (26), um acidente envolvendo uma carreta foi registrado na BR-324, nas imediações do viaduto Portal do Sertão, em Feira de Santana. O caminhão, que transportava uma carga de palha de arroz, tombou derramando óleo diesel na pista e provocando uma sequência de acidentes. Uma pessoa morreu no local.
De acordo com o inspetor Daniel Barbosa, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso envolve dois acidentes distintos.
“O primeiro acidente foi com dois caminhões. Esse caminhão que tombou vinha descendo o anel de contorno e perdeu o equilíbrio. Ele acabou colidindo com outro caminhão que vinha pelo centro de Feira de Santana e, com o impacto, tombou aqui. Por conta disso, o óleo diesel que estava no tanque do veículo se espalhou pelo asfalto”, explicou o inspetor.
Logo após o derramamento de óleo, outros acidentes foram registrados na mesma via.
“Algumas motos que passavam pela BR-324 escorregaram ao passar sobre o óleo e caíram. Infelizmente, um dos motociclistas morreu no local. O óbito foi constatado e acionamos o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o levantamento cadavérico”, informou.
A vítima fatal era um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada. Outros motociclistas também caíram na pista, mas conseguiram se levantar e seguir viagem.
Ainda segundo o inspetor, o motorista da carreta sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Clériston Andrade.
“Ele está sendo atendido no Clériston. Assim que possível, vou conversar com ele para entender o que de fato provocou o acidente. Acreditamos que tenha perdido o controle do caminhão, talvez por distração.”
A PRF adotou medidas emergenciais para minimizar os riscos na pista. “A gente jogou areia no chão para absorver o óleo diesel e deixar o asfalto menos escorregadio. O óleo interage com o asfalto e, além de causar derrapagens, danifica a pista. A técnica da areia ajuda a absorver o diesel e evitar mais acidentes”, destacou.
O trânsito na região ficou completamente congestionado, com retenções nos dois sentidos da BR-324 e bloqueios no anel de contorno. A carga de palha de arroz está sendo transferida para outro caminhão. Segundo a PRF, a previsão é de que a pista seja liberada em cerca de duas horas, após a retirada da carreta tombada.
*Com informações do repórter Rafael Marques