Ação Social reúne centenas de moradores com serviços gratuitos em saúde, direito e cidadania
Evento promovido pela Loja Maçônica 16 de Junho, com apoio de instituições como a UNEX, o 35º BI e diversos parceiros, beneficiou centenas de pessoas na manhã deste sábado
A manhã deste sábado (05) foi marcada por solidariedade, cuidado e integração comunitária no bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana. A Loja Maçônica 16 de Junho promoveu uma grande ação social reunindo diversos serviços gratuitos à população, em parceria com instituições como a UNEX (Centro Universitário de Excelência), o 35º BI, a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal, o Corpo de Bombeiros, entre outros.
Das 08h30 às 11h30, os moradores da região puderam acessar atendimentos de enfermagem (como aferição de pressão e vacinação), consultas médicas em diferentes especialidades, orientação nutricional, fisioterapia, biomedicina com teste de glicemia, além de serviços de odontologia, psicologia, orientação jurídica, contábil e até corte de cabelo gratuito.
Para a reitora da UNEX, Marcly Pizzani, a presença da instituição no evento reafirma seu compromisso com a extensão universitária.
“Essa ação foi idealizada pela Loja Maçônica 16 de Junho e o 35º BI, e como sempre a UNEX está presente porque isso faz parte do nosso DNA. Estamos aqui com diversos cursos da área da saúde e outros como Direito, Contabilidade, Sistemas de Informação e Administração. Nosso objetivo é integrar a academia à sociedade e trazer para a população os nossos serviços,” afirmou.
Marcly também ressaltou o papel transformador da prática social no processo de formação.
“Essas parcerias movem uma instituição de educação. O conhecimento precisa ter uma intervenção direta com a sociedade. Não existe conhecimento validado sem prática,” completou.
Um dos destaques do evento foi o projeto NPJ Vai ao Bairro, do curso de Direito da UNEX. A coordenadora do curso, Mônica Mattos, explicou como a ação proporciona uma vivência prática e cidadã aos estudantes.
“Os alunos trazem para a comunidade o que aprenderam na academia. Eles vivem o direito humanizado, entendem a responsabilidade social que é ser advogado. Hoje oferecemos orientações nas áreas cível, família, consumo, trabalhista e previdenciária,” disse.
Ela também destacou que o Núcleo de Prática Jurídica funciona na sede da UNEX, na Avenida Artemia Pires, de segunda a sexta, das 8h às 16h, com atendimentos às segundas e quintas-feiras.
À frente da organização, o venerável mestre da Loja Maçônica 16 de Junho, Adilson Correia, destacou o propósito fraterno da ação:
“A maçonaria tem como lema tornar a humanidade mais feliz. Estamos muito felizes em realizar essa ação para uma comunidade tão carente como a do Santa Mônica. Trouxemos parceiros como o Exército, Corpo de Bombeiros, Clion, Polícia Militar e a Secretaria de Saúde de Feira de Santana. Hoje é dia de comemorar.”
Adilson anunciou ainda que a Ação Social será incorporada ao calendário anual da Loja:
“Depois de 15 anos, realizamos esse primeiro evento com grande sucesso. Vamos torná-lo fixo no nosso calendário e melhorar a cada ano. Nosso compromisso é ajudar sempre o próximo.”
Além dos atendimentos, o evento também contou com orientações sobre preenchimento de imposto de renda, direitos trabalhistas e previdenciários, além de atividades físicas e educativas, como os primeiros socorros em caso de engasgo.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Feira de Santana, Adriano Bertulino, destacou a importância da presença da corporação em eventos como este.
“Entre as nossas missões está o desenvolvimento de ações sociais. Muitas pessoas acham que agir em situações de emergência é difícil, mas mostramos aqui como proceder, por exemplo, em casos de vazamento de gás ou princípio de incêndio em botijão. Também mostramos o que fazer em casos de engasgo — seja com um bebê ou um adulto —, parada cardiorrespiratória e hemorragias. São ações que qualquer pessoa pode aprender e que podem salvar vidas.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento