Feira de Santana

Ação Saúde da Mulher mobiliza grande número de pessoas no Shopping Cidade das Compras

Iniciativa da FHFS em parceria com a SETTDEC

27/10/2023 15h48
Ação Saúde da Mulher mobiliza grande número de pessoas no Shopping Cidade das Compras
Foto: Fátima Brandão

A Ação de Saúde da Mulher, parte da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, foi recebida com entusiasmo pela população. O evento movimentou a Rua 18 do Shopping Popular Cidade das Compras, na manhã desta sexta-feira, 27, das 7h ao meio-dia. Vários stands foram montados no local, oferecendo serviços de saúde e acolhimento voltados para as mulheres.

“Estou feliz da vida, consegui marcar a retirada do DIU que tanto precisava, a consulta com o ginecologista e a consulta com o nutricionista. Já saio daqui com meus exames marcados”, disse a costureira de 46 anos, Ciclone Alves, moradora do bairro Olhos D’água.

Dona Edilza Maria Santos, 62 anos, residente no bairro Conceição, afirmou que foi incentivada pelo neto e não poderia perder essa oportunidade de participar da Ação de Saúde da Mulher.

“Já peguei minha senha, está tudo muito bem organizado. Quero ser atendida pelo clínico geral e marcar uma ultrassom vaginal, aferir minha pressão e glicemia. Vou aproveitar, não é verdade?”, disse a doméstica entre sorrisos.

No Shopping Popular Cidade das Compras, foram disponibilizados stands para marcações de consultas e exames no Laboratório de Análises Clínicas, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial. Também houve stands para atendimento do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) com marcações de consultas ginecológicas e exames preventivos, além do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) para marcações de mamografias e outros exames dentro do programa de saúde da mulher, juntamente com consultas com clínicos gerais.

De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a estrutura foi montada para atender mais de 300 pessoas.

“Nos preparamos para atender toda a demanda reprimida, que, por qualquer motivo, deixou de buscar os serviços de saúde oferecidos gratuitamente pela prefeitura. Temos consultórios de clínico geral e nutricionista, além de uma equipe multiprofissional para orientar e atender a população”, destacou Gilberte Lucas.

Ele ressaltou a importância do stand DST’s Aids com o apoio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), onde foram realizados testes rápidos de sífilis e AIDS no combate a doenças sexualmente transmissíveis, bem como o apoio da Guarda Municipal no controle da ordem e segurança do local.

Além dos serviços de saúde, as mulheres que passaram pelo Shopping Popular Cidade das Compras também puderam desfrutar de massagens oferecidas pelos produtos Hinodê e conhecer produtos de beleza para tornar a manhã mais agradável.

“Este momento é de bem-estar, e a Fundação Hospitalar e o CMPC puderam contar com a nossa parceria para tornar essa experiência, entre uma consulta e outra, mais agradável, deixando-as mais felizes”, disse Iranete Silva, líder dos produtos de beleza expostos para serviço da população.

Para a médica clínica geral, Dra. Clara Neira, esta é uma ação muito importante que requer muito trabalho e organização da equipe que montou o consultório com fácil acesso no Cidade das Compras para atender a população.

“Aqui temos uma equipe preparada, e a partir do nosso atendimento, farei a solicitação dos exames, que serão agendados imediatamente pela equipe da assistência de prontidão. Esta é uma grande ação de saúde para a população em geral”, afirmou a médica.

*Ascom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cerca de 100 presos seriam impactados em Feira de Santana com o fim da ‘saidinha temporária’

Cerca de 100 presos seriam impactados em Feira de Santana com o fim da ‘saidinha temporária’

De acordo com Nilson Ribeiro, cerca de 5% dos presos do Conjunto Penal de Feira de Santana...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira pede apoio ao Ministério da Cidadania para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas

Prefeitura de Feira pede apoio ao Ministério da Cidadania para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas

Há pelo menos mais 200 famílias precisando de amparo do poder público
Feira de Santana
Vereador alerta sobre dificuldades enfrentadas pela APAE de Feira de Santana

Vereador alerta sobre dificuldades enfrentadas pela APAE de Feira de Santana

A situação se agrava ainda mais quando se trata da alimentação dos assistidos pela...