Ação itinerante da Polícia Civil leva combate às drogas e apoio psicológico para comunidades de Feira de Santana
Projeto aproxima a Polícia Civil das comunidades rurais com prevenção e orientações
A Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) junto à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), está desenvolvendo nos distritos de Feira de Santana uma ação itinerante voltada ao combate às drogas e ao apoio psicológico de crianças, adolescentes, pais e educadores. A iniciativa busca alcançar, principalmente, moradores da zona rural que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços da instituição.
Segundo a delegada da Polícia Civil, Dra. Clécia Vasconcelos, o projeto foi criado para aproximar a polícia da comunidade e oferecer apoio às famílias.
“Muitas vezes, a mãe ou o pai não tem dinheiro para o transporte ou não tem com quem deixar os filhos para ir até a delegacia. Então, a DAE vai até essas pessoas para orientar, escutar e dialogar”, explicou.
Durante as visitas, a equipe promove rodas de conversa com estudantes, professores e pais, discutindo temas ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfatizando tanto direitos quanto deveres. O projeto também aborda questões relacionadas à violência doméstica, ao consumo de drogas e à necessidade de resgatar valores familiares.
Além do trabalho de conscientização, a ação itinerante conta com o apoio da Secretaria de Saúde. Profissionais de enfermagem e socorristas ensinam técnicas de primeiros socorros, como manobras contra engasgo. Uma psicóloga também acompanha a equipe, oferecendo atendimento inicial a adolescentes que desejam relatar situações de abuso, maus-tratos ou violência em casa.
“A gente não pode ignorar um fenômeno que está assolando a nossa sociedade, que é o consumo exagerado de drogas. O álcool entre os adultos e as drogas ilícitas entre os jovens precisam ser enfrentados com diálogo e conscientização”, destacou a delegada.
A ação já passou pelas localidades de Humildes, Jaguara e, na última segunda-feira (25) esteve em Matinha, realizando atividades na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite. Na próxima semana, a DERCCA/DAI itinerante deve chegar também à Rio do Peixe. Neste primeiro ciclo, as atividades estão sendo realizadas semanalmente nas comunidades rurais até meados de setembro, depois em outubro quando a iniciativa passará a ser mensal, contemplando também escolas do centro de Feira de Santana, tanto públicas quanto particulares.
Com a iniciativa, a Polícia Civil reforça o compromisso de ampliar o diálogo com a sociedade e levar informação, prevenção e acolhimento para quem mais precisa, especialmente no combate às drogas e na proteção da infância e da adolescência.
JP Miranda/ De Olho na Cidade