Feira de Santana

Academia Feirense de Letras se prepara para celebrar 50 anos de fundação com programação especial

A Academia Feirense de Letras segue firme na missão de promover a cultura e o conhecimento, mantendo viva a chama da literatura e da identidade feirense.

05/10/2025 07h02
Academia Feirense de Letras se prepara para celebrar 50 anos de fundação com programação especial
Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira

A Academia Feirense de Letras se prepara para um marco histórico: em 2026, a instituição completará 50 anos de fundação. Criada em 1976 por um grupo de intelectuais liderados pelo jornalista Martiniano Carneiro, a entidade tem sido um importante espaço de valorização da cultura, da literatura e da memória intelectual de Feira de Santana.

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, na série especial Feira e Sua História – Rumo aos 200 anos, o médico e professor Dr. João Batista de Cerqueira, presidente da Academia, destacou o propósito da instituição e a relevância de sua trajetória.

“A Academia Feirense de Letras é uma instituição sem fins lucrativos, formada por voluntários comprometidos com as letras, a educação e a cultura local. Surgiu da iniciativa de intelectuais que queriam criar um espaço de estímulo e preservação do conhecimento em Feira de Santana”, explicou.

Atualmente, a Academia conta com 40 membros efetivos, todos residentes em Feira de Santana e autores de, pelo menos, uma obra publicada. Também há 25 acadêmicos correspondentes, que vivem fora da cidade.

“Para integrar a Academia é necessário ter um livro publicado e reconhecido como de relevância cultural. Recentemente perdemos o confrade Carlos Lima, poeta e radialista, cuja vaga será preenchida em breve”, informou Dr. João Batista.

Para marcar as cinco décadas de existência, a Academia prepara uma série de ações comemorativas, incluindo o lançamento da Revista Acadêmica dos 50 anos e uma antologia poética com textos de autores locais.

“Estamos com inscrições abertas até 31 de outubro para o concurso de contos e poesias da Academia. Os trabalhos selecionados farão parte da antologia comemorativa que será publicada em 2026”, anunciou o professor.

A presença da Academia na Feira do Livro de Feira de Santana também foi lembrada com orgulho. Segundo Dr. João Batista, a entidade teve papel fundamental na origem do evento.

Durante a edição mais recente do Flifs, diversos membros participaram de palestras e premiações, reafirmando o compromisso da Academia com o incentivo à leitura e à produção literária local.

Um dos projetos mais recentes da Academia é a Biblioteca Digital, que já está em funcionamento e disponibiliza gratuitamente livros, artigos e revistas sobre Feira de Santana e sua história.

“Essa biblioteca é uma homenagem a um médico, poeta e filantropo feirense. Já temos cerca de 100 obras disponíveis para leitura ou download. É um projeto que democratiza o acesso à literatura e à memória da cidade”, ressaltou o acadêmico.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Imagem peregrina de São Miguel Arcanjo vinda da Itália é recebida em Feira de Santana

Imagem peregrina de São Miguel Arcanjo vinda da Itália é recebida em Feira de Santana

A imagem, abençoada no Monte Gargano, na Itália, percorre o Brasil com o propósito de...
Feira de Santana
Coordenador do IBGE explica como o Censo 2022 captou novas etnias e idiomas

Coordenador do IBGE explica como o Censo 2022 captou novas etnias e idiomas

IBGE amplia alcance do Censo 2022 e reconhece novas comunidades tradicionais
Feira de Santana
PROCON intensifica fiscalização de bebidas alcoólicas e identifica pendências em estabelecimentos

PROCON intensifica fiscalização de bebidas alcoólicas e identifica pendências em estabelecimentos

Ao todo, 16 estabelecimentos, entre atacadistas, distribuidores e redes de supermercados,...