Abril Marrom: Diagnóstico precoce é a melhor opção para prevenir cegueira
Campanha do mês de abril alerta para a importância da prevenção e tratamento de problemas visuais
A campanha “Abril Marrom” é dedicada no combate à cegueira e demais problemas oftalmológicos, cujo principal objetivo é a prevenção. 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, segundo a Organização Mundial de Saúde, especialmente se forem diagnosticadas precocemente.
De acordo com o oftalmologista Dr. Flávio Lopes, uma das principais causas de problemas de visão é a falta de utilização do óculos, contudo, isso pode ser reversível, e não causar cegueira definitiva.
A catarata também é outro problema de visão comum, mas também reversível. Já o glaucoma, é uma patologia irreversível e atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
“Mas até nas causas irreversíveis às vezes conseguimos melhorar e dar mais qualidade de vida ao paciente. Não conseguimos voltar ao que era antes, mas podemos estabilizar o processo e evitar novas perdas”, explica o doutor em entrevista ao De Olho na Cidade.
É importante que os indivíduos façam exame de rotina cerca de uma vez ao ano, ou, de 6 em 6 meses no mínimo, para garantir que não há nenhum tipo de risco. O quanto uma patologia for detectada, melhores são as chances de um tratamento de sucesso.
“No glaucoma, por exemplo, o grande problema é que quando os pacientes vão procurar o médico já está tarde. Se fizermos o diagnóstico precoce, dificilmente essa pessoa ficará cega”, pontua.
Para receber mais conteúdos sobre oftalmologia, acompanhe o instagram do Dr. Flávio Lopes: @drflavio_lopes.