Aberto oficialmente o Natal Encantado 2025; Geraldo Azevedo agitou primeiro dia de festa
A abertura contou com a Orquestra Neojiba e o cantor Geraldo Azevedo, que emocionaram o público e reforçaram o significado cultural da festa.

A primeira noite do Natal Encantado 2025 reuniu uma multidão na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana, marcando o retorno de um dos eventos mais simbólicos da cidade após seis anos de pausa. A abertura contou com a Orquestra Neojiba e o cantor Geraldo Azevedo, que emocionaram o público e reforçaram o significado cultural da festa.
O prefeito José Ronaldo destacou a importância do evento para a cidade e explicou como foi possível realizar o Natal Encantado neste ano.

“Estamos aqui felizes com a volta do Natal Encantado. É uma noite de gala, com o Neojiba, jovens, adolescentes e até crianças de Feira de Santana e também com esse nome histórico da música brasileira, Geraldo Azevedo, com músicas lindas, de décadas de sucesso”, afirmou.
O gestor também esclareceu a situação dos recursos prometidos pelo Governo do Estado, que não puderam ser utilizados na Micareta por questões burocráticas.
“Na Micareta foi anunciada uma ajuda de R$ 3 milhões, mas não pôde ser paga. Então nós assumimos todo o ônus da festa”, disse.

Segundo ele, o valor acabou sendo liberado ao longo do ano e distribuído por diferentes eventos municipais.
“Usamos parte desses recursos no São João, no São Pedro, nas festas de vaqueiros de Ipuaçu e de Alecrim Miúdo, e agora estamos usando o restante no Natal Encantado. Algo em torno de um milhão de reais está sendo custeado com essa verba”, explicou.

A Prefeitura também está arcando com toda a estrutura do evento, como palco, som, iluminação, segurança e limpeza, enquanto outra parte, incluindo atrações e montagem, tem custo estimado de R$ 1,3 milhão.
O secretário municipal de Cultura, Cristiano Lobo, celebrou o retorno da festa e ressaltou o impacto positivo da programação.

“A praça lotada, o público celebrando a volta desse evento tão importante para nossa cidade. Estamos brindando a abertura do nosso Natal Encantado, uma festa tão esperada por muitos. Durante todo o ano as pessoas perguntavam se teríamos essa festa”, disse.
A programação segue até 21 de dezembro, com atrações para todas as idades.
“Temos atrações que contemplam as crianças, o público jovem, a terceira idade. Será um momento maravilhoso, de reflexão, fé e solidariedade”, destacou.

Cristiano Lobo também enfatizou a retomada das parcerias com o setor privado.
“Conseguimos captar recursos por meio da agência que venceu a licitação. Esse é o primeiro passo para avançarmos na Micareta, no São João e em outros grandes eventos”.

A iluminação natalina, inaugurada recentemente, também foi ressaltada.
“A cidade está embelezada, decorada, com pontos atrativos e encantadores. Está muito bonita”, afirmou.
A programação inclui: Teatro infantil nos finais de semana, shows musicais dias 14, 15, 20 e 21, apresentações das escolas municipais (15 a 19) nas sacadas da Prefeitura, corais e atrações especiais no palco principal.
O cantor Geraldo Azevedo, atração principal da abertura, falou sobre a força da arte em tempos modernos.

“A gente que faz música com amor produz algo que prevalece a vida inteira. São músicas com poesia, harmonia, melodias lindas. Tenho certeza que Gilberto Gil, daqui a dois séculos, todo mundo vai saber da existência dele pelo legado que deixou”, declarou.
O artista também revelou o sonho de se apresentar com o Neojiba em 2026.
“Estou sonhando com uma apresentação com a Orquestra Neojiba. Em 2026, a gente vai realizar esse projeto”, disse.

Sobre Feira de Santana, Geraldo demonstrou carinho e reconhecimento.
“Feira de Santana é o portão do Nordeste. A cidade absorve cultura de maneira muito forte… É uma cidade que sintetiza a cultura nordestina de um modo geral”.
Entre os presentes, a cantora feirense Dilma Ferreira descreveu sua emoção ao participar da noite de abertura.

“Sou fã de Geraldo Azevedo, saí da minha casa para assistir esse sonho. Estou com a expectativa maravilhosa”, disse, lembrando que já cantou ao lado do artista em eventos anteriores.
Ela elogiou o retorno da festa: “A programação está maravilhosa. Feira de Santana estava precisando disso, e graças a Deus Zé Ronaldo fez uma surpresa pra todo mundo. Eu acredito muito no trabalho dele”.

*Com informações do repórter Robson Nascimento







