Feira de Santana

Aberta no MAC exposição “Garganta”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Mostra ficará aberta ao público até 23 de abril e marca também a retomada do funcionamento do MAC aos sábados

10/03/2025 12h00
Aberta no MAC exposição “Garganta”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Foto: Bárbara Barreto

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC) inaugurou, na noite desta sexta-feira (07), a exposição “Garganta”, da artista Simone Rasslan. A mostra oferece uma experiência imersiva e sensorial, convidando o público, especialmente as mulheres, a explorar a arte de maneira profunda e envolvente, enquanto reflete sobre os silenciamentos históricos que marcaram a luta feminina ao longo do tempo.

“A exposição tem três momentos”, explica Simone. “O primeiro é a abertura, com dois quadros que fazem uma comparação entre a anatomia da laringe e do útero, que possuem semelhanças. Um quadro mostra as asas fechadas e o outro, as asas abertas. A garganta pede para gritar. No segundo momento, a sala é composta por pedras e fios, que dificultam o caminho, representando os padrões e as histórias que ainda dificultam a liberdade da mulher. A terceira sala traz a minha forma de expressão, a pintura, com uma história que vem de outro lugar e que eu transformo na minha própria história”.

De acordo com Simone, o nome “Garganta” surgiu como a primeira palavra associada à ideia de dar voz às sensações provocadas pelo tema.

“Ao longo do ano passado, eu fiz uma vivência da raiva, um processo que envolveu a soltura da garganta, nossa necessidade de gritar e colocar para fora. As mulheres podem ter raiva, ela nos impulsiona, e podemos transformá-la em algo bom, em vez de criar uma doença ao manter esses sentimentos presos. A exposição revela a importância de gritar, falar e romper com o silenciamento que as mulheres enfrentam há tanto tempo. Temos o direito de gritar, de falar e de nos expressar”, afirma a artista.

A instalação conduz os visitantes por três ambientes que representam uma jornada de silenciamento e libertação. Cada sala propõe uma experiência única, levando o espectador a vivenciar, de maneira sensorial, o grito e a liberdade de expressão.

Georgia Pitombo, diretora do Departamento de Atividades Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ressaltou o diferencial trazido pela artista. “Simone trouxe um diferencial ao mostrar as mulheres se libertando. Há uma porta com chaves, representando a abertura do caminho para a coragem, para dizer ‘não’ e se libertar. Além disso, na última sala, um tecido branco enorme permite que as mulheres soltem a voz e se sintam livres”.

O secretário de Cultura da Secel, Cristiano Lôbo, destaca a importância da exposição na valorização do papel da mulher e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Essa exposição demonstra a importância de olharmos com mais atenção para as mulheres. O trabalho magnífico de Simone traz uma reflexão profunda sobre o papel da mulher na sociedade, e a relevância dessas guerreiras, que tanto fizeram e fazem, mas continuam enfrentando dificuldades. A sociedade precisa reconhecer o papel fundamental das mulheres”.

O público, que compareceu em grande número ao lançamento, é convidado a entrar no espaço da obra, tocando, sentindo e vivenciando os silenciamentos representados pela exposição.

“Estou muito emocionada”, conta a visitante Juliana Vaz. “Desde o momento em que entrei no Museu e passei pelos espaços, mesmo sem entender o contexto, fui tocada. Depois de compreender o que cada espaço representava, fiquei ainda mais emocionada. Acredito que Simone conseguiu, de alguma forma, colocar a voz de muitas mulheres aqui”.

A curadoria da mostra é assinada por Josane Miranda. A exposição “Garganta” ficará aberta ao público até 23 de abril e marca também a retomada do funcionamento do MAC aos sábados, das 13h às 17h.

“Esta exposição fala muito e é importante que as pessoas venham ver, sentir e conferir cada material exposto aqui”, afirma Josman Lima, Chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura. “O MAC é uma casa aberta, e muitas coisas boas acontecerão ao longo do ano. A partir de agora, estaremos funcionando também nas tardes de sábado”, completa.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Deputado Robinson Almeida entrega veículo zero km ao Hospital Lopes Rodrigues em Feira de Santana

Deputado Robinson Almeida entrega veículo zero km ao Hospital Lopes Rodrigues em Feira de Santana

Carro, fruto de emenda parlamentar, vai reforçar o trabalho da unidade especializada em...
Feira de Santana
Feira de Santana dá posse aos novos membros do Conselho da Juventude

Feira de Santana dá posse aos novos membros do Conselho da Juventude

A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho e reuniu...
Feira de Santana
SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

O encontro teve como objetivo dialogar com o setor produtivo sobre ações em andamento...