Aberta campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, esse é um mês para chamar a atenção para o combate ao abuso e exploração sexual em crianças, inclusive, para a importância em denunciar pelo Disque 100
O mês de combate ao abuso e a exploração sexual infantil, intitulado Maio Laranja, será marcado em Feira de Santana com palestras, rodas de conversas e exibição de filmes nos equipamentos de assistência social – CRAS, CREAS e o Plantão Social – além de panfletagem nas feiras livres, na rua Marechal Deodoro e no Calçadão da Sales Barbosa. A programação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 2, no Ministério Público (MP). Consta ainda de caminhada, no dia 18 (quarta-feira), a partir das 14h, saindo da Praça Fróes da Motta em direção à Prefeitura de Feira. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), MP e toda a rede de proteção à criança e ao adolescente.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, esse é um mês para chamar a atenção para o combate ao abuso e exploração sexual em crianças, inclusive, para a importância em denunciar pelo Disque 100. “O Maio Laranja é um mês de conscientização e sensibilização da comunidade. Essa é uma luta de todos e deve ser permanente para proteger as crianças e os adolescentes” afirma. 18 DE MAIO – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi instituído em maio de 2000, através da Lei 9.970, de autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES). A data foi escolhida em lembrança ao caso que vitimou a menina Araceli Cabrera Sanches, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, com oito anos de idade. Araceli foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime causou revolta em todo o país, mas os culpados ficaram impunes.