Hora do Empreendedorismo

A receita do sucesso: A história de perseverança e sucesso de Tonha dos Salgados

Sua dedicação é uma inspiração para muitos

30/05/2024 11h11
A receita do sucesso: A história de perseverança e sucesso de Tonha dos Salgados

Antônia Pereira dos Santos, mais conhecida como Tonha dos Salgados, compartilhou sua impressionante trajetória no quadro “Hora do Empreendedorismo” do programa Jornal do Meio Dia (rádio Princesa FM). Prestes a completar 71 anos, Tonha reflete sobre a vida de trabalho árduo e conquistas que a consagraram como uma empreendedora respeitada em Feira de Santana.

Tonha é um nome familiar na cidade. Se alguém mencionar Antônia Pereira dos Santos, poucos saberão de quem se trata, mas ao ouvir Tonha dos Salgados, todos a reconhecem. Sua marca de salgados é única. Ela começou sua jornada empreendedora depois de deixar o emprego.

“Comecei nessa jornada faz quase 40 anos, quando precisei encontrar uma forma de sustentar meus filhos depois de perder meu emprego como empregada doméstica. A ideia de vender salgados surgiu da necessidade. Eu passei por momentos difíceis, e a venda de salgados foi uma forma que encontrei de não só sobreviver, mas prosperar.”

Tonha enfrentou dificuldades financeiras quando perdeu um emprego e teve que encontrar uma maneira de sustentar seus filhos. Inicialmente, ela fazia salgados e sucos para vender nas lojas e Correios. Aos poucos, ela foi expandindo suas vendas para o Fórum e pequenas lojas da cidade.

“Eu tentei várias coisas antes de me dedicar aos salgados. Congelava comida, fazia de tudo um pouco, mas nada era tão viável quanto os salgados.”

A persistência e a busca contínua por uma solução viável levaram Tonha a encontrar sua verdadeira vocação na produção e venda de salgados.

“Não foi fácil começar. Lembro-me de como era difícil conseguir crédito ou capital de giro naquela época, mas eu tinha minha palavra e minha reputação.”

Tonha não começou com uma empresa formal. Ela trabalhou de maneira informal por muitos anos, contando apenas com uma funcionária que a ajudava na produção. Naquela época, não havia a mesma pressão por direitos trabalhistas, e Tonha reconhece que as pessoas tinham mais disposição para trabalhar.

“O apoio dos meus fornecedores foi fundamental. Sem eles, eu não poderia ter comprado os ingredientes necessários para fazer meus salgados.”

Um dos maiores desafios que Tonha enfrentou foi a falta de capital de giro e crédito no mercado. Sem acesso a cheques ou cartões, ela dependia de sua reputação e palavra para obter insumos. O apoio de muitos fornecedores locais foi crucial para que ela pudesse comprar ingredientes e expandir sua produção.

“Hoje, tenho três unidades e emprego cerca de trinta pessoas. Meus filhos também trabalham comigo, e estou orgulhosa de tudo que conquistamos.”

Hoje, Tonha dos Salgados é uma empresária de sucesso com três unidades em Feira de Santana: na Artêmia Pires, na Fraga Maia e na Rua Japão, onde ficam a loja e a fábrica. Ela emprega cerca de trinta pessoas, além de estagiários, muitos dos quais são membros da sua família. Dois de seus filhos trabalham com ela, enquanto a filha mais velha é professora e a outra é promotora de justiça.

“Eu nunca tive a oportunidade de estudar formalmente, mas aprendi tudo que precisava para administrar meu negócio na ‘escola da vida’.”

Ela destaca a importância de manter a qualidade dos produtos e a higiene rigorosa em todas as etapas da produção. Segundo ela, esse cuidado com a qualidade é fundamental, especialmente na área de alimentação.

“Mesmo depois de tanto tempo, ainda trabalho muito. Mas é isso que me mantém motivada e feliz.”

Apesar de ter alcançado estabilidade financeira, Tonha continua trabalhando arduamente. Ela começa seu dia às seis da manhã e só encerra às oito da noite, totalizando quatorze horas diárias de trabalho. Sua dedicação é uma inspiração para muitos, e ela aconselha futuros empreendedores a escolherem um ramo que tenha demanda constante, como o de alimentos.

Comentários

Leia também

Hora do Empreendedorismo
A importância da imagem pessoal na carreira de mulheres empreendedoras

A importância da imagem pessoal na carreira de mulheres empreendedoras

Jaqueline Oliveira, produtora de moda e consultora de imagem, compartilhou sua visão sobre...
Hora do Empreendedorismo
Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

O sucesso da Clínica Vero é resultado de uma visão clara e um propósito bem definido...
Hora do Empreendedorismo
Cirurgião plástico compartilha jornada e desafios como empreendedor na saúde

Cirurgião plástico compartilha jornada e desafios como empreendedor na saúde

A história de Dr. Marcus Marcel é um exemplo de como a combinação de competência técnica...