“A prioridade é a inclusão”, afirma primeira dama do estado
Primeira dama já foi educadora da UFRB de Feira de Santana.
A primeira dama do estado baiano, Tatiana Velloso, fez seu nome em Feira de Santana ao contribuir com a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no município, sendo a primeira diretora da instituição. Agora, como companheira do governador Jerônimo, a primeira dama afirma se sentir emocionada.
“É uma emoção participar desse momento histórico da retomada do Brasil em defesa da democracia, das pessoas, da vida. E no estado da Bahia, na condição de esposa e companheira de Jerônimo Rodrigues, de continuidade de um projeto que cuida de gente”, disse a primeira dama ao De Olho na Cidade.
Velloso possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1996), especialização em Cooperativismo, mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Segundo a primeira dama o governo de Jerônimo atuará com algumas prioridades.
“A prioridade especialmente é a inclusão, o combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, que possamos promover a equidade e igualdade. Reafirmamos nosso compromisso, a partir do que foi construído no programa de governo participativo, mais de 40 plenárias territoriais, setoriais, temáticas, que se tem as estratégias, a partir da participação de todos os segmentos da Bahia”.
Em 2015, Tatiana Velloso atuava como professora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e do mestrado profissional em Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Sendo educadora, Tatiana destaca a importância de buscar o acesso à educação e possibilidades de transformação.
“Que a gente possa promover através da educação a transformação da vida das pessoas, trazer na qualidade de educadora, a educação emancipatória, crítica, que traga dignidade humana e que possamos fazer essa transformação histórica e necessária”, enfatiza.