Polícia

A Polícia Civil desarticula organização criminosa com penas que somam mais de 50 anos de reclusão

Operação Saigon foi realizada pelas equipes de investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa

10/12/2024 16h27
A Polícia Civil desarticula organização criminosa com penas que somam mais de 50 anos de reclusão
Foto: Haeckel Dias / PCBA

Após 12 meses de investigações planejadas e estrategicamente conduzidas, a Operação Saigon desarticulou uma perigosa organização criminosa, resultando na prisão de seus principais integrantes. Até o momento, 43 pessoas foram indiciadas pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, sendo 16 presas e 4 mortas em confronto com a polícia.

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também obteve importantes condenações contra membros do grupo criminoso, que atuava no bairro de Águas Claras, em Salvador. As condenações foram decretadas nos dias 8 de outubro e 19 de novembro.

O grupo recebeu penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de reclusão. Entre os condenados, destaca-se o líder, identificado como o principal articulador da facção criminosa, cuja atuação envolvia a organização de atividades violentas e o controle territorial. Ele foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado, reforçando o compromisso das forças de segurança em responsabilizar os infratores.

O sucesso da Operação Saigon, deflagrada em outubro de 2023, é resultado do trabalho árduo da equipe do DHPP, que utilizou tecnologia avançada e técnicas investigativas precisas para identificar os líderes e membros da organização, além de reunir provas robustas que sustentaram as condenações judiciais. Interceptações telefônicas, apreensões de drogas e depoimentos comprovaram o envolvimento de cada membro, permitindo à Justiça aplicar penas compatíveis com a gravidade dos crimes cometidos.

Para a diretora do DHPP, Andréia Ribeiro, a Operação Saigon é um símbolo do compromisso da Polícia Civil em devolver a paz e a segurança aos baianos. “Essa ação representa a determinação de nossas instituições em combater o crime organizado e proteger a vida e a tranquilidade da população”, afirmou a delegada.

Comentários

Leia também

Polícia
Motocentro apreende entorpecentes em ação no Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Motocentro apreende entorpecentes em ação no Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis...
Polícia
Operação Reciclagem desarticula grupo investigado por vários homicídios na região de Vila Canária

Operação Reciclagem desarticula grupo investigado por vários homicídios na região de Vila Canária

Lideranças foram alcançadas em Salvador e no interior da Bahia. Armas, drogas, munições,...
Polícia
Operação deflagrada pela Polícia Civil localiza 19 investigados por homicídios e tráfico de drogas

Operação deflagrada pela Polícia Civil localiza 19 investigados por homicídios e tráfico de drogas

Sete mandados foram cumpridos no sistema prisional e 12 suspeitos foram alcançados em...