Saúde

“A cada quatro pessoas, uma pode sofrer um AVC”, alerta especialista no Dia Mundial do AVC

Dia Mundial do AVC reforça a importância da prevenção para reduzir riscos e salvar vidas

29/10/2024 09h09
“A cada quatro pessoas, uma pode sofrer um AVC”, alerta especialista no Dia Mundial do AVC

No Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, especialistas e instituições de saúde em Feira de Santana se mobilizam para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos primeiros socorros no caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento deste ano conta com a participação ativa de Vinícius Oliveira, fisioterapeuta neurofuncional e empresário da Reabserv, um centro especializado em reabilitação.

“A cada quatro pessoas, uma pode vir a sofrer um AVC, é um dado alarmante”, destacou Vinícius durante entrevista ao programa De Olho na Cidade.

Vinícius enfatizou o papel dessa data como um momento de reflexão e orientação. “Sempre que há uma data como essa, colocamos luz sobre o assunto e esclarecemos a população e os profissionais de saúde”, explicou. A conscientização, segundo ele, é essencial para reduzir o número de casos fatais e de sequelas graves, uma vez que, conforme relatou, “os primeiros minutos e as primeiras horas após o início dos sintomas são cruciais para a qualidade de vida e até a sobrevivência do paciente.”

Durante a entrevista, Vinícius explicou que fatores de risco como sedentarismo, obesidade, hipertensão e tabagismo aumentam a probabilidade de AVC. Ele destacou ainda que uma rápida identificação dos sintomas pode salvar vidas e diminuir significativamente as sequelas, que vão desde dificuldades motoras até problemas de fala e paralisia.

“O reconhecimento rápido, como observar se a pessoa consegue sorrir, levantar os braços e falar normalmente, é fundamental para identificar um possível AVC”, orientou.

Em Feira de Santana, o Hospital Geral Clériston Andrade é referência no atendimento a casos de AVC, recebendo pacientes de até 126 cidades da região.

“O hospital tem um prêmio nacional chamado Diamante, reconhecendo-o como o que mais realiza a trombólise, tratamento fundamental nas primeiras horas após o AVC,” contou Vinícius. Ele ressaltou que “tempo é cérebro”, frisando que cada minuto sem atendimento causa a morte de milhares de neurônios, impactando diretamente a recuperação do paciente.

A Reabserv, com sede em Feira de Santana, completou recentemente dez anos e é referência na reabilitação de pacientes vítimas de AVC.

“Quando começamos, muitos precisavam ir a Salvador para receber esse tipo de tratamento especializado. Hoje, recebemos pacientes de toda a região e até da Linha Verde, graças ao acolhimento da comunidade de Feira de Santana e à dedicação das equipes”, afirmou Vinícius.

Neste domingo (03), a cidade também recebe a 4ª Corrida de Conscientização sobre o AVC, organizada pelo Hospital Geral Clériston Andrade com o apoio do Governo do Estado e empresas locais, incluindo a Reabserv.

O evento deve reunir cerca de 1.500 participantes em percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada inclusiva para pacientes em reabilitação. Vinícius, que apoia a iniciativa desde o seu início, acredita que a corrida é mais do que um evento esportivo.

“É um momento de conscientização e de celebração da superação, especialmente para os pacientes que já venceram ou estão lutando para vencer o AVC”, finalizou.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Após recorde de 14 milhões de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, a...
Saúde
Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

A redução expressiva de casos e óbitos reforça eficácia da vacinação, mas autoridades...
Saúde
Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Dra. Márcia Suely aborda não apenas as questões de segurança e praticidade, mas também...