Saúde

A ascensão da terapia canabinoide no tratamento de ansiedade e dor orofacial

A terapia cannabinoide, respaldada por estudos científicos, desponta como uma alternativa eficaz no tratamento de ansiedade e dor, prometendo melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

01/06/2024 11h21
A ascensão da terapia canabinoide no tratamento de ansiedade e dor orofacial
Foto: Aphiwat chuangchoem/Pexels

Em um cenário onde o uso de antidepressivos e ansiolíticos cresce exponencialmente, surge uma alternativa promissora: a terapia canabinoide. Dr. Thiago Leite, cirurgião bucomaxilofacial, explica os benefícios e características desse tratamento que utiliza compostos extraídos da Cannabis sativa e da Cannabis indica.

“A terapia canabinoide é um tratamento que utilizamos compostos extraídos da Cannabis sativa ou da Cannabis indica, que são os elementos, as substâncias que compõem a planta”, explica. “O Canabidiol tem um efeito ansiolítico, melhora o padrão do sono do paciente e diminui a ansiedade. Já o THC é a substância com poder psicotrópico, responsável pela alucinação e o efeito psicoterápico.”

Dr. Thiago ressalta que, ao contrário do THC, o canabidiol não tem efeito psicotrópico e não causa dependência.

Foto: Jornal do Meio Dia

“Tem aumentado bastante o uso dos fitocanabinoides justamente porque também tem aumentado o uso de antidepressivos e ansiolíticos. Quando comparados, os derivados da Cannabis sativa e da Cannabis indica não alteram a arquitetura do sono, mantendo-o dentro da normalidade, o que não ocorre com os benzodiazepínicos. Além disso, essas medicações são mais toleráveis e não têm efeitos letais, diferentemente dos antidepressivos e ansiolíticos.”

O cirurgião destaca a relevância do tratamento com canabidiol para pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial.

“A literatura mostra que quase 90% do público com dor na musculatura facial apresenta transtorno de ansiedade, depressão ou insônia. Esses fatores levam à insônia, ansiedade, apertamento dentário, bruxismo e hábitos parafuncionais, piorando a qualidade de vida e saúde do paciente.”

Dr. Thiago esclarece como o canabidiol age nesses casos: “Melhorando o padrão ansioso do paciente e a qualidade do sono, enquanto o THC ajuda na questão da dor. É necessário que um especialista prescreva a medicação, pois alguns fitocanabinoides, como o THC e o canabidiol, devem ser dosados corretamente. O canabidiol é ansiolítico, enquanto o THC em doses altas pode piorar a ansiedade, por isso a titulação correta é essencial.”

Apesar dos benefícios, Dr. Thiago reconhece o preconceito existente devido à origem do produto.

“Ainda existe muito preconceito por ser derivado da maconha. No entanto, nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa e Uruguai, é amplamente prescrito. No Brasil, está em fase de legalização, com debates no Supremo Tribunal e autorização da Anvisa para importação. Algumas partes do país já permitem o cultivo para fins terapêuticos e medicinais. Esse preconceito está diminuindo graças ao embasamento científico sólido que comprova os inúmeros benefícios da planta.”

Comentários

Leia também

Saúde
Janeiro Branco: Psicóloga destaca a importância da saúde mental e do autocuidado emocional

Janeiro Branco: Psicóloga destaca a importância da saúde mental e do autocuidado emocional

Profissional ressalta a importância de um olhar atento à saúde mental, principalmente...
Saúde
Saúde menstrual: Ginecologista dá dicas que podem transformar a saúde feminina

Saúde menstrual: Ginecologista dá dicas que podem transformar a saúde feminina

Dra. Márcia Suely abordou a importância do conhecimento sobre o ciclo menstrual
Saúde
Exame para identificar doença rara se torna obrigatório durante triagem neonatal

Exame para identificar doença rara se torna obrigatório durante triagem neonatal

Lei nº 15.094que garante a obrigatoriedade foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio...