Saúde

A ascensão da terapia canabinoide no tratamento de ansiedade e dor orofacial

A terapia cannabinoide, respaldada por estudos científicos, desponta como uma alternativa eficaz no tratamento de ansiedade e dor, prometendo melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

01/06/2024 11h21
A ascensão da terapia canabinoide no tratamento de ansiedade e dor orofacial
Foto: Aphiwat chuangchoem/Pexels

Em um cenário onde o uso de antidepressivos e ansiolíticos cresce exponencialmente, surge uma alternativa promissora: a terapia canabinoide. Dr. Thiago Leite, cirurgião bucomaxilofacial, explica os benefícios e características desse tratamento que utiliza compostos extraídos da Cannabis sativa e da Cannabis indica.

“A terapia canabinoide é um tratamento que utilizamos compostos extraídos da Cannabis sativa ou da Cannabis indica, que são os elementos, as substâncias que compõem a planta”, explica. “O Canabidiol tem um efeito ansiolítico, melhora o padrão do sono do paciente e diminui a ansiedade. Já o THC é a substância com poder psicotrópico, responsável pela alucinação e o efeito psicoterápico.”

Dr. Thiago ressalta que, ao contrário do THC, o canabidiol não tem efeito psicotrópico e não causa dependência.

Foto: Jornal do Meio Dia

“Tem aumentado bastante o uso dos fitocanabinoides justamente porque também tem aumentado o uso de antidepressivos e ansiolíticos. Quando comparados, os derivados da Cannabis sativa e da Cannabis indica não alteram a arquitetura do sono, mantendo-o dentro da normalidade, o que não ocorre com os benzodiazepínicos. Além disso, essas medicações são mais toleráveis e não têm efeitos letais, diferentemente dos antidepressivos e ansiolíticos.”

O cirurgião destaca a relevância do tratamento com canabidiol para pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial.

“A literatura mostra que quase 90% do público com dor na musculatura facial apresenta transtorno de ansiedade, depressão ou insônia. Esses fatores levam à insônia, ansiedade, apertamento dentário, bruxismo e hábitos parafuncionais, piorando a qualidade de vida e saúde do paciente.”

Dr. Thiago esclarece como o canabidiol age nesses casos: “Melhorando o padrão ansioso do paciente e a qualidade do sono, enquanto o THC ajuda na questão da dor. É necessário que um especialista prescreva a medicação, pois alguns fitocanabinoides, como o THC e o canabidiol, devem ser dosados corretamente. O canabidiol é ansiolítico, enquanto o THC em doses altas pode piorar a ansiedade, por isso a titulação correta é essencial.”

Apesar dos benefícios, Dr. Thiago reconhece o preconceito existente devido à origem do produto.

“Ainda existe muito preconceito por ser derivado da maconha. No entanto, nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa e Uruguai, é amplamente prescrito. No Brasil, está em fase de legalização, com debates no Supremo Tribunal e autorização da Anvisa para importação. Algumas partes do país já permitem o cultivo para fins terapêuticos e medicinais. Esse preconceito está diminuindo graças ao embasamento científico sólido que comprova os inúmeros benefícios da planta.”

Comentários

Leia também

Saúde
Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Após recorde de 14 milhões de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, a...
Saúde
Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

A redução expressiva de casos e óbitos reforça eficácia da vacinação, mas autoridades...
Saúde
Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Dra. Márcia Suely aborda não apenas as questões de segurança e praticidade, mas também...