Feira de Santana recebe 55 mil novas doses da vacina contra gripe e intensifica imunização
Nos primeiros três dias da campanha, mais de 7.500 pessoas já se vacinaram.
A campanha de vacinação contra a gripe em Feira de Santana recebeu um reforço importante. De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, o município recebeu mais 55 mil doses do imunizante, garantindo a ampliação da cobertura vacinal na cidade. Além disso, o gestor destacou a antecipação do calendário, permitindo que a vacinação começasse uma semana antes do previsto.
“Trago uma excelente notícia: recebemos mais 55 mil doses para nossa vacinação contra gripe. Importante destacar que Feira de Santana antecipou o calendário para que pudéssemos iniciar a imunização uma semana antes do previsto. Tivemos um excelente retorno da população, que está mobilizada e entende a importância da vacina”, afirmou Rodrigo Matos.
Nos primeiros três dias da campanha, mais de 7.500 pessoas já se vacinaram. “Foram mais de 7.600, quase 8 mil pessoas vacinadas. Isso mostra que a sociedade entendeu e atendeu ao chamado, e que o município se preparou para esse ato, que não é só de saúde, mas também de amor. A vacina contra a gripe protege não apenas da doença em si, mas também reduz hospitalizações e mortes causadas pelo vírus”, ressaltou o secretário.
Rodrigo Matos reforçou a importância da vacinação para evitar a propagação do vírus e proteger toda a comunidade.
“Quando você se protege com a vacina, também protege as pessoas ao seu redor. Se você não recebe a carga viral, ou seja, não se contamina, também não transmite para outra pessoa. A proteção da vacina vai além do individual, é uma proteção coletiva.”
A meta do município é vacinar mais de 300 mil pessoas durante a campanha. “Essa antecipação foi fruto de um esforço logístico para que isso acontecesse, até porque teremos a Micareta de Feira em aproximadamente um mês. Quanto mais pessoas puderem se vacinar antes do evento, mais protegidas estarão e menor será o risco de grandes picos de gripe pós-Micareta devido às aglomerações”, explicou Matos.
O secretário reforçou o chamado à população para que procure os postos de vacinação e se imunize.
“Se você tem mais de 60 anos, tem uma criança de 6 meses a 6 anos incompletos, é gestante ou faz parte de outros grupos prioritários, procure uma das nossas 103 salas de vacinação. Concretize esse ato de saúde, responsabilidade e amor”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael Marques