Brasil

Senado aprova novas regras para transporte de cães e gatos em voos

Proposta exige serviços adequados das companhias aéreas e regulamentação pela aviação civil

01/04/2025 16h30
Senado aprova novas regras para transporte de cães e gatos em voos
Foto: Will Recarey/Vinci Airports

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) uma proposta que estabelece novas regras para o transporte de cães e gatos em voos domésticos. Inspirado pelos recentes casos de maus-tratos e mortes durante o transporte aéreo, o projeto da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) insere um capítulo específico sobre o tema no Código Brasileiro de Aeronáutica e segue para análise da Comissão de Infraestrutura.

Se aprovadas, as regras obrigarão as companhias aéreas a oferecer serviços adequados ao porte dos animais, divulgar informações atualizadas, treinar suas equipes e utilizar equipamentos apropriados. A proposta não altera o direito dos cães-guia, que continuarão a voar com seus tutores, conforme a lei de 2005. Para voos longos ou com conexões, as empresas devem garantir sistemas de acomodação, movimentação e monitoramento do bem-estar dos pets.

No compartimento de cargas, as empresas terão de cumprir requisitos específicos, como rastreamento e parâmetros de conforto, definidos pela autoridade de aviação civil. Os tutores também serão responsáveis pelo comportamento, limpeza e ressarcimento de danos causados pelo animal na cabine.

Em casos de intercorrências que alterem as condições de transporte, a companhia aérea deverá assegurar o bem-estar do pet e poderá ser responsabilizada civilmente, exceto se os danos se derivarem exclusivamente do estado de saúde prévio do animal ou culpa do tutor. A proposta ainda permite que as companhias se recusem a transportar animais em condições inadequadas ou que não cumpram as normas sanitárias, sem configurar prática abusiva, ou optem por oferecer o serviço caso o tutor assuma as responsabilidades por eventuais danos ou morte durante a viagem.

As novas regras serão regulamentadas pela autoridade de aviação civil, que definirá os requisitos de segurança, conforto e normas sanitárias, e poderá permitir horários ou dias específicos para voos adaptados ao transporte de pets, respeitando as regras internacionais nos voos estrangeiros.

A senadora relatora defende que o transporte de animais deve equilibrar o bem-estar dos pets com os padrões operacionais e sanitários da aviação civil, garantindo um serviço seguro e compatível com os padrões internacionais.

Comentários

Leia também

Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...