PMs acusados de homicídio no sudoeste da Bahia voltam a ser presos após recurso do MP
Agentes são investigados pela morte de de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023
Três policiais militares acusados de homicídio na cidade de Jequié (BA) voltaram a ser presos preventivamente após a Justiça acatar recurso do MP-BA (Ministério Público da Bahia). Os agentes havia sido detidos em dezembro e foram soltos em janeiro. Os nomes não foram divulgados.
As prisões foram feitas no âmbito da Operação Choque de Ordem, que investiga o envolvimento dos militares na morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023 no mesmo município.
Durante a ação, dois dos PMs foram flagrados portando drogas ilícitas e armamento ilegal.
A decisão da Segunda Turma do TJ-BA considerou que o recurso demonstrou os riscos à ordem pública e à instrução criminal, uma vez que as apurações apontam para uso da estrutural estatal em prática de delitos, com ameaças a familiares da vítima e testemunhas dos fatos e tentativas de obstrução das investigações.
O colegiado também assinalou que houve elementos probatórios quanto à autoria pelos PMs do assassinato de Kailan por motivo torpe, sem possibilitar chance de defesa à vítima, executada a tiros após ter a casa invadida e ser rendida.