Brasil

1º Summit Sicredi de Sustentabilidade reafirma compromisso da instituição com uma sociedade próspera e sustentável

No Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, evento reuniu lideranças em Natal – RN para discutir sustentabilidade no setor financeiro e compromissos para o desenvolvimento das comunidades onde o Sicredi atua

28/03/2025 18h23
1º Summit Sicredi de Sustentabilidade reafirma compromisso da instituição com uma sociedade próspera e sustentável
Foto: Divulgação

Nos dias 26 e 27 de março, o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8,5 milhões de associados, realizou a primeira edição do Summit Sicredi de Sustentabilidade, em Natal (RN), reunindo cerca de 300 lideranças de todo o Brasil. O evento foi marcado por palestras e diálogos sobre o papel do Sicredi na construção de um futuro mais sustentável e próspero para seus associados e comunidades onde atua, posicionamento que reflete a essência do cooperativismo. Entre os participantes estavam presidentes, diretores, executivos e conselheiros das cooperativas e centrais do Sicredi, além de especialistas do setor financeiro e de práticas ESG (ambiental, social e de governança).

A programação do evento ao longo dos dois dias abordou temas essenciais para o cooperativismo financeiro. A palestra magna de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, trouxe insights importantes sobre as tendências e os desafios do cooperativismo e do papel importante que esse segmento tem no bem-estar financeiro e acesso ao crédito no Brasil. O painel sobre a essência cooperativista, teve a participação dos presidentes das cinco centrais do Sicredi onde cada um reforçou diferenciais do modelo cooperativo e a sua capacidade única de gerar impacto econômico e social de forma equilibrada.          

Outro destaque do evento foi o painel com o presidente da Fundação Dinheiro e Consciência, Joan Antoni Melé. Reconhecido como uma das principais vozes globais a favor de uma economia consciente e responsável, Joan explicou como medir, estimular e fortalecer o bem-estar financeiro dos associados com estratégias de inclusão financeira.

O Summit também contou com a presença de Ana Carla Abrão Costa, diretora-presidente Open Finance Brasil, que ministrou a palestra “RAS e seu papel na sustentabilidade dos negócios”, e da especialista em sustentabilidade Andrea Alvares, que promoveu reflexões sobre o papel das instituições financeiras cooperativas no desenvolvimento sustentável, bem como a importância de fortalecer ações que promovam inclusão, impacto social positivo e crescimento econômico equilibrado.

Comentários

Leia também

Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...