Encontro Sebrae Delas fortalece empreendedorismo feminino em Feira de Santana
O Encontro Sebrae Delas promoveu conexões, aprendizado e inspiração para que mais mulheres possam crescer e consolidar seus negócios.
Na noite de quinta-feira (27), o Ária Hall, em Feira de Santana, foi palco do Encontro Sebrae Delas, um evento gratuito voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. A iniciativa buscou proporcionar aprendizado, networking e impulsionar os negócios liderados por mulheres na região.
Segundo Marília Enéas, gestora do Sebrae Delas em Feira de Santana e região, o evento tem como objetivo ampliar oportunidades e promover conhecimento para mulheres empreendedoras.
“A gente quer, com esse evento, juntar o útil ao agradável. Não só fomentar o networking, fazer com que as mulheres conheçam umas das outras e seus negócios, mas também trazer conhecimento sobre finanças, como crescer de maneira sustentável”, destacou.
Marília também enfatizou os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios.
“Temos dificuldades no acesso a crédito, insegurança para investir mais e falta de capacitação técnica. O machismo estrutural ainda é uma barreira. Por isso, o Sebrae Delas se dedica à aceleração e desenvolvimento dessas empreendedoras”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, reforçou a importância do programa.
“Mais do que um evento, o Sebrae Delas é um programa contínuo que apoia pequenas empreendedoras ao longo do ano. Queremos ouvir suas histórias e dar visibilidade a essas mulheres que fazem a diferença na economia local”, disse.
Para as expositoras presentes, a participação no evento representou uma grande oportunidade de visibilidade e crescimento. Luciana Lima, fundadora de uma empresa de perfumes importados, celebrou a experiência.
“Um evento como esse torna minha marca conhecida, amplia meu networking e me ajuda a alcançar meus objetivos”, ressaltou.
Mariana Daltro, confeiteira especializada em cookies artesanais, compartilhou sua trajetória.
“Feira de Santana me acolheu de uma forma especial. Esse evento é uma vitrine para pequenos e grandes empreendedores e me faz sentir realizada”, afirmou.
Já Idy Modas, dona de uma loja de moda feminina, participou do evento pela primeira vez e destacou a importância de iniciativas como essa para mulheres que estão iniciando no mercado.
“Sebrae Delas abriu uma porta enorme para divulgar nossos produtos e talentos. Quero continuar participando e fortalecendo esse empoderamento feminino”, declarou.
A palestrante Nathalia Rodrigues, administradora e especialista em finanças para empreendedoras, veio do Rio de Janeiro para compartilhar suas experiências.
“Poder estar aqui pela primeira vez em Feira de Santana falando de finanças reais para mulheres reais que são empreendedoras incríveis é uma honra. Poder contribuir de alguma maneira, a trabalhar um pouquinho mais as finanças e também como elas podem lidar com os desafios financeiros da melhor forma”, afirmou.
Durante sua palestra, Nathalia destacou a importância da educação financeira e da precificação correta dos produtos.
“A primeira coisa é entender a educação financeira e o fluxo de caixa delas, como podem precificar o produto da melhor forma. Uma das maiores dificuldades para nós, mulheres empreendedoras, é saber precificar o nosso trabalho corretamente, sem dar descontos excessivos ou sem ter um lucro suficiente para se manter. Então, vai ser bem legal poder contribuir não só na precificação, mas também na organização financeira no geral e até um pouquinho de finanças pessoais”, pontuou.
Ela também ressaltou como sua trajetória pode inspirar outras mulheres.
“Eu vejo que a minha experiência e de onde eu vim, na periferia de Nova Iguaçu, pode contribuir para que elas se inspirem também. Comecei com um telefone, um celular e um sonho, criando conteúdo de educação financeira e moda afetiva de forma gratuita. Depois disso, fui crescendo e construindo meu negócio, que hoje conta com trinta funcionários. Hoje, estou em Feira de Santana, onde uma das minhas funcionárias, Andressa, também está presente. Poder contribuir dessa forma é uma honra”, afirmou.
A administradora destacou ainda que essa é sua primeira vez na cidade. “Sempre fiquei ali na Barra, em Salvador, mas é a primeira vez em Feira de Santana. Vim de carro de Teresina e foi incrível poder vir pra cá. É uma honra estar aqui contribuindo de alguma forma com mulheres incríveis”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael Marques