Liderança feminina e planejamento tributário são destaques em painel do Encontro de Empreendedoras de Feira de Santana
O encontro trouxe reflexões sobre as dificuldades enfrentadas no ambiente empresarial e a importância do planejamento para o sucesso dos empreendimentos.
Os desafios da gestão tributária e a liderança feminina nos negócios foram os temas centrais de um dos painéis promovido pelo Encontro de Mulheres Empreendedoras de Feira de Santana, reunindo Gabriela Trindade, Natália Oliveira e Giovana Aguiar. O encontro trouxe reflexões sobre as dificuldades enfrentadas no ambiente empresarial e a importância do planejamento para o sucesso dos empreendimentos.
Advogada especialista em Direito Tributário, Giovana Aguiar destacou as complexidades do sistema brasileiro e como isso impacta diretamente as empresas.
“E então vira um emaranhado de informações, até mesmo as próprias contabilidades têm dificuldade para operacionalizar isso na prática. É isso que eu sempre trago para as empresas que presto consultoria: para que tenham um setor organizacional bem estruturado e atuem com planejamento, porque acredito que o planejamento é a base”, ressaltou.
Gabriela Trindade, empresária contábil e sócia da Inovare Consultoria Contábil e Empresarial, reforçou a urgência do debate sobre a reforma tributária.
“A parte tributária no Brasil é muito difícil, é uma área muito pesada. Inclusive, já deixo aqui a janela aberta para que a gente comece a falar sobre a reforma tributária, que está batendo à nossa porta a partir de 2026. Giovana vai poder complementar, mas a gente vai ter até 2032 dois regimes tributários, o que significa um processo de transição. Para quem quer empreender e ter sucesso, é essencial estar atento a essas mudanças”, alertou.
Já Natália Oliveira, economista e vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, ressaltou a importância da presença feminina nos espaços de decisão.
“A liderança feminina não é apenas sobre ocupar cargos, mas sobre criar ambientes que favoreçam a inclusão e a inovação nos negócios. Eventos como este são essenciais para fortalecer nossa rede de apoio e aprendizado”, afirmou.
Ao final do painel, as participantes destacaram o valor do networking e do compartilhamento de experiências como forma de crescimento profissional e pessoal.
“Foi uma tarde enriquecedora, com histórias inspiradoras e muitas lições. Saio daqui cheia de insights e com novas possibilidades de investimento, como a questão dos leilões de imóveis, por exemplo”, concluiu Gabriela.