Feira de Santana

Prefeitura de Feira implanta serviço de neuromodulação transcraniana pelo SUS

Técnica transmite ondas magnéticas para equilibrar a atividade neuronal

25/03/2025 06h33
Prefeitura de Feira implanta serviço de neuromodulação transcraniana pelo SUS
Foto: Sara Silva

Deitada em posição confortável, a auxiliar administrativo Ana Maria de Jesus, 46 anos, recebe estímulos em pontos específicos da cabeça que são transmitidos por um neuromodulador transcraniano – equipamento que emite ondas magnéticas capazes de ajustar a atividade neuronal. O tratamento contra a ansiedade e depressão é pioneiro pelo SUS e está sendo implantado em Feira de Santana pela Secretaria Municipal de Saúde.

O titular da pasta, Rodrigo Matos, acompanhou o atendimento no CAPS III (Centro de Atendimento Psicossocial), onde Ana Maria é assistida há 20 anos. Inicialmente o serviço está concentrado neste equipamento de saúde, mas se estenderá a demais unidades da rede de saúde mental.

Foto: Ayala Queiroz

“Essa é uma técnica já amplamente difundida e com comprovações científicas. Contudo, a saúde pública Feira de Santana está na vanguarda”, afirmou o secretário municipal de Saúde ao assegurar que “esse procedimento pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas”.  

“A saúde mental é uma prioridade da nossa gestão. Vamos continuar trabalhando para que os indicadores vinculados à rede psicossocial sejam um dos melhores do país”, frisou Rodrigo Matos. 

O neuromodulor transcraniano geralmente é utilizado em pessoas que apresentam mais de um transtorno mental. As sessões levam em média entre 40 e 60 minutos e o tratamento é individualizado. Ou seja: o protocolo de neuromodulação magnética varia para cada paciente [esta técnica pode inibir ou estimular a atividade dos neurônios].

“No caso dessa paciente aplicamos dois protocolos, sendo um deles para tratar a depressão e o outro a ansiedade. O neuromodulor consegue proporcionar o equilíbrio neuronal. A cada sessão notamos uma resposta satisfatória ao tratamento”, afirmou o fisioterapeuta André Villa Flor. A técnica é invasiva e sem efeitos colaterais. 

O coordenador do serviço explica que além do atendimento com uso do neuromodulador, os pacientes precisam ser acompanhados pelo psiquiatra e psicólogo. “A atuação conjunta desses serviços é que vai restabelecer a saúde do paciente”, diz Villa Flor. 

Ele explica que o tratamento é contra- indicado para pessoas que usam clipes de aneurisma, prótese metálica cerebral, tem convulsão ou epilepsia não controlada. 

AMBIENTE ACOLHEDOR

Para a realização das sessões de neuromodulação magnética, a sala também é preparada para proporcionar mais conforto e acolhimento para o paciente. 

Velas aromáticas, umidificador de ar e aromatizador, somando a uma música em som ambiente, criam um espaço mais tranquilo e aconchegante para quem está enfrentando a depressão e/ou ansiedade. 

“Sensação boa, uma maravilha, chega relaxei. E receber esse acolhimento e carinho na maneira que cuidam da gente me deixa extremamente feliz e faz com que eu siga com o tratamento”, pontuou Ana Maria de Jesus.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos
Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...