Pedal Seguro: Iniciativa busca garantir mais segurança para quem usa espaços públicos para lazer e esporte
O movimento Pedal Seguro busca dialogar com o Legislativo, Executivo municipal e estadual, bem como com o Poder Judiciário, para integrar esforços na redução da violência.
O advogado Bráulio Soledade utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana nesta quinta-feira (20) para chamar atenção sobre a crescente violência na cidade e apresentar a iniciativa Pedal Seguro, que busca mais segurança para ciclistas, corredores e toda a população que utiliza os espaços públicos para lazer, esporte e trabalho.
“Esse é um tema que preocupa muito e trouxemos para o Legislativo de Feira de Santana não só a situação problema, porque a cidade, historicamente, nos últimos anos, está entre as mais violentas do Brasil”, afirmou. Ele destacou que a insegurança atinge todos os cidadãos, impactando quem sai às ruas para trabalhar, praticar esportes ou simplesmente passear.
O advogado relembrou casos recentes que chocaram a comunidade, como o latrocínio que vitimou um jovem de 28 anos em janeiro deste ano e a tentativa de assalto a ciclistas e corredores na Avenida Nóide Cerqueira, onde criminosos armados dispararam tiros para o alto. “Não é só a tentativa de assalto, mas a forma como foi: uma afronta ao poder público e à sociedade”, disse.
Diante desse cenário, o movimento Pedal Seguro busca dialogar com o Legislativo, Executivo municipal e estadual, bem como com o Poder Judiciário, para integrar esforços na redução da violência.
“A prática do ciclismo não é só esportiva, mas também de lazer e trabalho. Muita gente se locomove de bicicleta, leva os filhos para passear. Precisamos garantir mais segurança”, ressaltou.
A iniciativa também defende melhorias na mobilidade urbana, como vias de acesso seguras e espaços adequados para esportistas de alta performance.
“Já tivemos atletas que sofreram acidentes por não ter um espaço adequado, e um deles acabou falecendo há alguns anos. Queremos envolver ciclistas, corredores, imprensa e poder público para discutir soluções”, explicou.
O advogado também chamou atenção para a imagem negativa da cidade, que frequentemente aparece entre as mais violentas do país.
“Todo ano sai esse ranking das cidades mais violentas do Brasil, que mede os mortos por cem mil habitantes, e Feira de Santana está entre as dez piores há algum tempo. Mas se queremos mudar o mundo, temos que começar por nossa casa”, pontuou.
Durante sua fala, ele mencionou a sugestão de um vereador para a realização de uma audiência pública sobre o tema.
“Levamos essa proposta envolvendo o grupo Pedal Seguro para tratar desse assunto, com sugestões para melhorias na prática esportiva e na segurança da cidade como um todo”, afirmou o advogado, reforçando a importância da participação coletiva na construção de uma Feira de Santana mais segura.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim